E foi lançado o Slimbook Battery 4 com melhorias para economia de energia, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Slimbook Battery é uma ferramenta de desktop de código aberto projetada para ajudar a melhorar e aumentar a duração da bateria de laptops que executam o Linux.
Embora a ferramenta seja destinada ao uso na própria linha de laptops Linux da Slimbook, ela funcionará em qualquer laptop, independentemente da marca, desde que esteja executando o Ubuntu ou um derivativo.
Ele possui um miniaplicativo baseado em bandeja permite alternar rapidamente entre vários modos de desempenho pré-configurados, incluindo os modos ‘energy saving’ (economia de energia) e ‘maximum performance’ (desempenho máximo).
Há também um painel de configurações de ‘Advanced Mode’ (Modo avançado) que permite configurar, modificar e se beneficiar facilmente de outras otimizações de bateria.
Agora, uma grande atualização para essa ferramenta de ajuste de bateria foi lançada, o Slimbook Battery 4.
Novidades do Slimbook Battery
Slimbook Battery 4 estende a compatibilidade a um “maior número de marcas de laptop” (e distros baseadas no Ubuntu) e oferece capacidade aprimorada de economia de energia – sim: mesmo que seu laptop não seja feito por Slimbook!
Slimbook Battery 4 também funciona com aplicativos de controladores AMD e Intel personalizados da empresa espanhola. Emparelhados, eles desbloqueiam possibilidades adicionais de melhoria de desempenho ou economia de energia.
Uma nova interface escura (que me lembra um pouco um teclado de jogo) é talvez a maior mudança geral no Slimbook Battery 4.
Todos os recursos preexistentes da ferramenta – muitos, tbf – são transferidos e apresentados no novo painel de controle. Alguns novos botões e alternadores, como sincronização TDP, estão incluídos, e Slimbook diz que fez mais otimizações para brilho, sistema e recursos de gerenciamento de energia.
Agora, o novo visual do Slimbook Battery 4 “não é nativo” e isso pode desanimar algumas pessoas.
Mas aparentemente isso não importa; isso é compatível com uma ampla gama de distros Linux, independentemente de seu ambiente de área de trabalho ou kit de ferramentas (então, de qualquer maneira, parecerá não nativo em algum lugar).
Um “bug” já observado nesta versão: nenhum ícone indicador é mostrado no painel, apesar da opção estar habilitada no aplicativo.
Uma vez que o menu do painel facilita a) mudar entre os perfis de energia e b) ver qual deles você está usando atualmente, espero que este seja um bug transitório e não um recurso que está sendo removido.
Se você deseja melhorar a duração da bateria do seu laptop Linux, mas acha o TLP um pouco intimidante, experimente.
Para saber mais sobre essa versão do Slimbook Battery , acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Interessado em conferir? Você pode; Slimbook Battery 4 é um software de código aberto gratuito. O código-fonte está disponível no GitHub.
E, para instalar a versão mais recente do Slimbook Battery no Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Como instalar um otimizador de bateria para laptops no Ubuntu