E foi lançado o Slackware 15, após vários anos em desenvolvimento. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
Slackware Linux por Patrick Volkerding é um sistema operacional Linux avançado, projetado com o duplo objetivo de facilidade de uso e estabilidade como principais prioridades.
Incluindo o software popular mais recente, mantendo um senso de tradição, proporcionando simplicidade e facilidade de uso junto com flexibilidade e poder, o Slackware traz o melhor de todos os mundos para a mesa.
Originalmente desenvolvido por Linus Torvalds em 1991, o sistema operacional Linux semelhante ao UNIX agora se beneficia das contribuições de milhões de usuários e desenvolvedores em todo o mundo.
O Slackware Linux oferece aos usuários novos e experientes um sistema completo, equipado para servir em qualquer capacidade, desde estação de trabalho desktop a servidor da sala de máquinas.
Os servidores da Web, ftp e de e-mail estão prontos para sair da caixa, assim como uma ampla seleção de ambientes de desktop populares.
Uma gama completa de ferramentas de desenvolvimento, editores e bibliotecas atuais está incluída para usuários que desejam desenvolver ou compilar software adicional.
A distribuição Slackware Linux vem se preparando lentamente para uma nova versão estável há algum tempo, lançando gradualmente novos instantâneos de desenvolvimento nos últimos onze meses.
O Slackware 14 foi lançado em 2012, e agora, finalmente foi sucedido pelo Slackware 15.0 como estável!
Novidades do Slackware 15
O Slackware continua sendo a distribuição Linux mais antiga e ainda mantida que existe desde 1993.
No ano passado, os lançamentos de teste do Slackware 15 surgiram e prosseguiram para os candidatos a lançamento, enquanto no início de fevereiro agora existe o Slackware 15.0 estável finalmente.
Dado o tempo desde o Slackware 14, há muitas mudanças para encontrar.
O desenvolvimento do Slackware continua a ser liderado pelo fundador do projeto, Patrick Volkerding, e ele resume a v15.0 como:
“Adotamos o PAM (finalmente) como projetos que precisávamos de suporte para senhas de sombra puras. Mudamos do ConsoleKit2 para o elogind, tornando muito mais fácil oferecer suporte a softwares direcionados a esse outro sistema de inicialização e nos atualizando com os padrões XDG Adicionamos suporte para PipeWire como uma alternativa ao PulseAudio e para sessões Wayland além do X11. Descartamos o Qt4 e mudamos inteiramente para o Qt5. Trazemos Rust e Python 3. Adicionamos muitas, muitas novas bibliotecas ao sistema para ajudar a suportar todos os Atualizamos para dois dos melhores ambientes de desktop disponíveis atualmente: Xfce 4.16, um ambiente de desktop rápido e leve, mas visualmente atraente e fácil de usar, e o ambiente de trabalho gráfico KDE Plasma 5, versão 5.23.5 (o Plasma Edição de 25º aniversário). Isso também suporta a execução em Wayland ou X11.”
Patrick também notou melhorias com o Slackware 15.0 no lado da construção da distribuição e montá-lo mais facilmente:
“Os pkgtools do Slackware (utilitários de gerenciamento de pacotes) também tiveram um pouco de desenvolvimento. O bloqueio de arquivos foi implementado para evitar que instalações ou atualizações paralelas colidissem, e a quantidade de dados gravados no armazenamento é minimizada para evitar gravações extras em dispositivos SSD. Pela primeira vez, incluímos um script “make_world.sh” que permite reconstruir automaticamente todo o sistema operacional a partir da fonte. Também o priorizamos durante todo o ciclo de desenvolvimento para garantir que nada falhou na compilação. Todas as fontes foram testadas e encontradas para serem construídas corretamente. Agradecimentos especiais a nobodino por liderar este esforço.”
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse o changelog.
Baixe e experimente o Slackware 15
Como sempre, o Slackware não fornece nenhuma imagem oficial de teste, mas os usuários interessados em instalar e testar a distribuição podem baixar o DVD ou mini CD de instalação não oficial de Eric Hameleers (construído a partir da árvore “Current” (Atual) do Slackware e atualizado diariamente):
slackware64-current-install-dvd.iso
Uma imagem de CD de mini-instalação também está disponível para a arquitetura i386.
slackware64-current-mini-install.iso
Ou
http://www.slackware.com/getslack/
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux