A fabricante SiFive adicionou núcleos RISC-V Essential 6-Series, incluindo dois modelos prontos para Linux. Confir os detalhes desses núcleos.
A SiFive anunciou o lançamento “21G3” de seus núcleos RISC-V, incluindo um novo e integrado “Essential 6-Series” com o U64 de 64 bits pronto para Linux e um U64-MC semelhante projetado para SoCs quad-core.
SiFive adicionou núcleos RISC-V Essential 6-Series, incluindo dois modelos prontos para Linux
O principal fornecedor de núcleo RISC-V e SoC SiFive, que na semana passada revelou um núcleo Cortex-A77 como o SiFive Performance P650 para SoCs de até 16 núcleos, lançou uma atualização 21G3 para toda a sua linha de produtos.
A SiFive também anunciou uma nova linha de mid-range de 64-bit e 32-bit Essential 6-Series core IP, incluindo Linux-friendly, modelos U64 de 64 bits e U64-MC.
Os slots do Essential 6-Series acima do Essential 5-series, o novo nome do SiFive para seus processadores que incluem os núcleos da série U5/U54 encontrados no FU540 SoC que alimenta o HiFive Unleashed SBC do SiFive.
Os núcleos são menos poderosos do que os núcleos Essential-7, que incluem o Cortex-A55 como o U74-MC, que executa o Linux no HiFive Unmatched SBC. A série também inclui S6 e E6 semelhantes a MCU.
SiFive mudou para a marca Essential para seus núcleos de gama baixa e média quando lançou sua atualização 21G2 em julho.
Considerando que essa atualização apresentou um aumento de velocidade de 11 por cento em seus núcleos Essential 7, entre outras melhorias, a versão 21G3 apresenta controle de clock e gerenciamento de energia aprimorados em todo o portfólio SiFive e adiciona suporte SiFive Shield WorldGuard à família Essential. O Shield WorldGuard foi anunciado como um recurso do P650 de última geração.
A SiFive também anunciou que o SiFive Intelligence Extensions, o aprimoramento baseado na extensão RISC-V Vector (RVV) para IA encontrado no SiFive Intelligence X280 baseado em U7, agora oferece suporte a computação BFLOAT16, aceleração de quantização e suporte a vários clusters aprimorado.
SiFive também diz que toda a família SiFive Performance agora apresenta a nova extensão RISC-V Hypervisor para virtualização, o que significa que o SiFive Performance P550 agora oferece suporte além do P650.
O núcleo U64 da série 6 de núcleo único é “ideal para aplicações que requerem alto rendimento, desempenho de thread único em um ambiente com restrição de energia”, afirma SiFive.
Os aplicativos incluem embarcado de propósito geral baseado em Linux, industrial, IoT, embarcado em tempo real de alto desempenho e automotivo.
O U64 está listado com as pontuações de benchmark 2.07 DMIPS/MHz e 3.73 CoreMark/MHz. Em julho, a SiFive disse que os núcleos recentemente acelerados Essential-7 U74 foram testados em 5,7 CoreMark / MHz e 3,2 Dhrystone/MHz.
O U64 integra 32 KB de cada I-cache L1 e L1 D-cache, bem como 128 KB de L2, todos com suporte ECC. O cache L2 “pode ser configurado em SRAMs determinísticas de alta velocidade” para tarefas em tempo real, diz SiFive.
O U64 fornece proteção de memória física de 8 regiões e suporte de memória virtual com até 37 bits de endereço físico. Outros recursos incluem CLINT e PLIC.
O U64-MC é semelhante ao U64, mas foi projetado para até SoCs quad-core. O design também inclui um núcleo de monitor S61 de 64 bits, que permite o determinismo rígido em tempo real.
Os aplicativos são iguais aos do U64, mas voltados para cenários de ponta que exigem desempenho de alto rendimento com garantias em tempo real.
O novo núcleo S61 de 32 bits encontrado no design do U64-MC está disponível de forma semelhante em uma variante focada em quad-core: o S61-MC. O S61 é um MCU de última geração voltado para aplicativos sensíveis à latência em domínios como armazenamento e rede.
Ele tem um cache de instrução bidirecional de 16 KB e suporta até 64 KB de Memória Integrada de Dados (DTIM). O SiFive também lançou núcleos E76 e E76-MC MCU de gama baixa como parte do Essential 6-Series.
Como todos os núcleos SiFive, o Essential 6-Series é elogiado por seu alto desempenho por milímetro quadrado.
Em uma coletiva de imprensa no início desta semana na Cúpula RISC-V chamada “RISC-V: O Passado, Presente e Futuro de RISC-V”, SiFive CTO Yunsup Lee, observou que a vantagem de tamanho se deve em grande parte ao RISC- V apoiando instruções compactadas.
Ele disse que a nova arquitetura Armv9 elimina instruções compactadas, o que “foi uma escolha muito ruim”. Com o RISC-V, por outro lado, “podemos ter mais instruções no tamanho, resultando em processadores menores”, disse Lee.
A versão 21G3 já está disponível para clientes SiFive. Nenhuma informação de preço ou disponibilidade foi fornecida para o Essential 6-Series. Mais informações podem ser encontradas no anúncio do SiFive, que vimos no AIThority, bem como na página do produto Essential recém-atualizada.