siduction 21.1.0 lançado após três anos sem atualizações

Ferdinand Thommes anunciou a disponibilidade do siduction 21.1.0, após três anos sem atualizações. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

A distribuição siduction é um sistema operacional orientado para desktop e meio live baseado no ramo “instável” do Debian. Separado de aptosid no final de 2011, o siduction oferece muitas mídias ao vivo separadas com uma variedade de ambientes de desktop.

O projeto também promete lançamentos regulares, um modelo de desenvolvimento aberto e relacionamento amigável com sua comunidade de desenvolvedores e usuários.

Siduction oferecia lançamentos mensais com componentes atualizados e os patches de segurança mais recentes para aqueles que queriam implantar a distribuição baseada em Debian em novos computadores.

Porém, o último lançamento oficial ISO do Siduction Linux foi a versão 2018.3.0, anunciada em março de 2018.

Mas os desenvolvedores nunca pararam de trabalhar na distro durante esse tempo, mesmo com toda a perturbação econômica e social causada pela pandemia do Coronavirus, e ainda geraram imagens ISO atualizadas para quem queria instalar a distribuição em seus computadores sem ter que baixar centenas de atualizações dos repositórios.

Quase três anos após desaparecer do cenário das distros, a distribuição Siduction retorna com um novo lançamento oficial apresentando algumas das melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux e software de código aberto.

Sim. Os desenvolvedores anunciaram o lançamento do Siduction 2021.1, o primeiro lançamento oficial da distro Linux em 2021 e o primeiro após o hiato de 3 anos.

Novidades do Siduction 21.1.0

siduction 21.1.0 lançado após três anos sem atualizações

Como você pode imaginar, a equipe teve que atualizar todos os pacotes em todas as versões oficiais para os últimos lançamentos disponíveis no momento da escrita deste artigo.

Portanto, a versão Siduction 2021.1 é alimentada pela última e melhor série de kernel Linux 5.10 LTS, mais precisamente no kernel Linux 5.10.16 com alguns patches específicos para melhor suporte de hardware, usa o sistema init systemd 247.3 e é totalmente sincronizado com o Debian Repositórios de software Sid (instáveis) em 7 de fevereiro de 2021.

Enquanto o KDE Plasma continua sendo a edição principal do Siduction, que foi atualizado para o KDE Plasma 5.20.5 injetado com novos aplicativos do KDE como System Monitor e Kongress, a nova versão também vem com o mais recente Xfce 4.16, LXQt 0.16.0, Cinnamon 4.8. 6 e ambientes de desktop LXDE 10 + nmu1.

As edições GNOME e MATE não foram produzidas com este lançamento, mas os sabores Xorg e noX foram atualizados também para incluir uma nova ferramenta chamada iwd, que é uma substituição para wpa_supplicant para ajudá-lo a se conectar a dispositivos wireless.

O iwd também pode ser usado em todos os outros sabores, autônomo ou dentro do NetworkManager, seguindo as instruções do anúncio de lançamento.

Por fim, o Siduction 2021.1 vem com um instalador gráfico baseado na estrutura do instalador universal Calamares, que, infelizmente, não permite que você cancele o recebimento de pacotes indesejados que não estão em conformidade com as Diretrizes de Software Livre do Debian, como firmware não livre, mas você pode usar o script remove-nonfree após a instalação para removê-los automaticamente.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Siduction 21.1.0

A imagem ISO do Siduction 21.1.0 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile