E foi lançado o Shotcut 21.05 com novos filtros, melhorias e muito mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O Shotcut este é um excelente editor de vídeo, multiplataforma de código aberto, com muitos recursos, incluindo suporte para a TV 4K Ultra HD. Ele é um editor de vídeo não linear gratuito e multiplataforma, criado usando a estrutura MLT e aproveitando o poder do FFMepg.
Além de tudo isso, o programa pode trabalhar com um grande número de formatos de áudio e vídeo e codec, como AVI, M4A, MXF, VOB, FLV, MP4, M2T, MPG, MOV, OGG, WEBM e outros. Além disso, ele também suporta muitos formatos de imagem, como BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF, bem como seqüências de imagens.
O mais surpreendente é que o programa é fácil de usar e oferece inúmeras funções e recursos para editar e gerenciar seus vídeos com apenas alguns cliques do mouse.
O Shotcut é compatível com os formatos de vídeo, áudio e imagem, pois utiliza o FFmpeg e pode usar complementos com a implementação de efeitos de vídeo e áudio compatíveis com o Frei0r e LADSPA.
Agora, acaba de ser lançada a nova versão do Shotcut 21.05 que está sendo desenvolvido pelo autor do projeto MLT e usa este framework para organizar a edição de vídeo.
Novidades do Shotcut 21.05
Dentre as funcionalidades do Shotcut, podemos destacar a possibilidade de edição multitrack com a composição de fragmentos de vídeo em vários formatos de origem, sem a necessidade de importá-los ou recodificá-los primeiro.
Além disso, também existem ferramentas integradas para criar screencasts, processar imagens de uma webcam e receber streaming de vídeo. Qt5 é usado para construir a interface.
Esta nova versão destaca o suporte adicionado para filtros Time Remap (Filters> Time> Time Remap> Keyframes), que permitem que você altere a velocidade da passagem do tempo em um vídeo para acelerar, desacelerar ou reverter a reprodução.
Também foi mencionado que a implementação do Time Remap alterou o formato dos arquivos do projeto: os projetos criados no Shotcut 21.05 não podem ser carregados diretamente nas versões anteriores, exceto nas versões 21.02 e 21.03, nas quais você pode usar a função de recuperação do projeto, que removerá os filtros de Remapeamento de Tempo aplicados.
Outra mudança que foi feita foi na caixa de diálogo “Converter para editar”, foi adicionada uma opção para usar uma parte de um clipe, quando habilitada, apenas a parte do clipe será convertida, que captura 15 segundos antes e depois do posição selecionada.
E Também foi adicionada a opção “Manter avançado” para salvar as configurações entre as sessões.
No formulário “Arquivo> Exportar quadro”, a recomendação de escolher um nome de arquivo é implementada e o formato usado anteriormente é lembrado.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- O suporte de construção foi adicionado para dispositivos baseados no chip Apple Silicon ARM (M1).
- Ao rastrear um título em quadros-chave, uma opção foi proposta para manter o nível de zoom vertical dentro dos limites especificados.
- Adicionadas sugestões de atalhos que podem ser usados ao mover quadros-chave.
- Melhor qualidade de som ao escolher o nível de compensação de tom
- Versões atualizadas de FFmpeg 4.3.2, Rubberband 1.9.1 e MLT 7.0.0.
- Precisão de cor aprimorada ao visualizar vídeos.
- Consumo de memória reduzido alterando a taxa de amostragem de áudio.
Para saber mais sobre essa versão do Shotcut, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Shotcut nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeo Shotcut no Linux manualmente
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via AppImage
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Ubuntu