E foi lançado o Shotcut 20.02 com algumas melhorias e correções e outros recursos. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O Shotcut este é um excelente editor de vídeo, multiplataforma de código aberto, com muitos recursos, incluindo suporte para a TV 4K Ultra HD.
Além de tudo isso, o programa pode trabalhar com um grande número de formatos de áudio e vídeo e codec, como AVI, M4A, MXF, VOB, FLV, MP4, M2T, MPG, MOV, OGG, WEBM e outros. Além disso, ele também suporta muitos formatos de imagem, como BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF, bem como seqüências de imagens.
O mais surpreendente é que o programa é fácil de usar e oferece inúmeras funções e recursos para editar e gerenciar seus vídeos com apenas alguns cliques do mouse.
O Shotcut é compatível com os formatos de vídeo, áudio e imagem, pois utiliza o FFmpeg e pode usar complementos com a implementação de efeitos de vídeo e áudio compatíveis com o Frei0r e LADSPA.
Agora, foi lançado o Shotcut 20.02 com algumas melhorias e correções. Confira abaixo o que tem de novo nessa versão.
Novidades do Shotcut 20.02
Nesta nova versão, estão incluídos alguns recursos e, acima de tudo, soluções de alguns erros presentes na versão anterior.
Nesta nova versão do Shotcut 20.02, foi adicionada a capacidade de processar o vídeo no processo de edição com a resolução definida para visualização. O modo proposto é ativado através da configuração “Scale Preview” e economiza recursos devido ao processamento intermediário de vídeo com uma resolução menor que a objetiva (por exemplo, a manipulação com uma resolução de 640 × 360 será realizada durante o processo edição de um vídeo com resolução de 1080p).
Uma caixa de seleção foi adicionada para usar a “Visualização de escala” em “Exportar – Avançado – Vídeo. Isso visa fornecer uma exportação mais rápida para revisão de rascunhos.
É importante mencionar que alguns filtros não suportam o novo modo e ainda processam a imagem com a resolução completa do projeto. Dos filtros mencionados que ainda não suportam este modo são:
- Choppy
- Rutt-Etra-Izer
- Stabilize
- Text: HTML > Blank with Web Animations
- Text: HTML > Simple Scroll
- Text: HTML > Two Column Scroll
Além disso, é fornecido um modo de exportação rápida, que permite salvar uma versão de rascunho com uma resolução mais baixa.
Outra novidade desta nova versão é que um filtro foi adicionado para alterar o tom, que pode ser usado para compensar alterações na velocidade do vídeo, criar uma voz irreconhecível ou criar vozes engraçadas.
Outras mudanças notáveis no Shotcut 20.02:
- Efeitos de transição expandidos de uma imagem para outra. O número total de efeitos de transição propostos excedeu 150.
- Foi adicionado um novo modo de exibição de vídeo “Video Vector” (Views> Scope> Video Vector).
- As predefinições foram adicionadas para exportar para os formatos ALAC, FLAC, DNxHR HQ, ProRes HQ e ProRes 422.
Para saber mais sobre essa versão do Shotcut, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Shotcut 20.02
Para instalar a versão mais recente do Shotcut nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeo Shotcut no Linux manualmente
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via AppImage
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Ubuntu