O Phoronix informou que o suporte a RISC-V do kernel Linux está ficando mais completo. Confira os detalhes do porte dessa importante arquitetura.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Apesar de ser considerado, basicamente, o coração de um sistema Linux, o kernel é bem mais que isso.
Ele é o principal responsável por oferecer aos diferentes programas acesso seguro ao hardware do computador ou, de forma básica, é responsável pelo gerenciamento dos recursos, através dos serviços de chamadas do sistema.
Atualmente, o kernel do Linux também um dos que mais suporta arquiteturas de hardware, e cada dia mais sua abrangência aumenta, graças ao trabalho dos mantenedores em cooperação com os fabricantes.
Dentre esses portes, um dos mais importantes é o que leva o suporte a RISC-V ao kernel Linux.
Suporte a RISC-V do kernel Linux está ficando mais completo
O suporte a RISC-V dentro da linha principal do kernel (mainline kernel) está ficando cada vez mais completo, isso apenas alguns lançamentos depois que esse novo porte da arquitetura foi originalmente adicionado à árvore do Linux Git.
O código RISC-V para o Linux 4.19 inclui os temporizadores obrigatórios e os controladores de interrupção de primeiro nível, que são necessários para realmente colocar o espaço do usuário em funcionamento.
Além do controlador de interrupção de primeiro nível RISC-V, o Linux 4.19 também adiciona suporte para o controlador de interrupção no nível de plataforma do SiFive que interage com os dispositivos reais.
Além desse código importante, há também correções de compilação, limpezas para alguns dos códigos, correções de ptrace, suporte a printk inicial e uma correção para seu manipulador de laço de depuração inicial (early debug trap handler).
Com esses patches RISC-V para o Linux 4.19, o código foi testado recentemente para poder inicializar o sistema de arquivos raiz do Fedora no QEMU, bem como inicializar recentemente a placa de desenvolvedor HiFive Unleashed RISC-V.
A Western Digital, foi uma das principais fornecedoras que se apressou a aderir ao RISC-V, estava entre os contribuintes para obter o código dos temporizadores e dos controladores de interrupção.
A lista completa de correções RISC-V para o Linux 4.19 pode ser encontrada na mensagem de Palmer Dabbelt.
Veja também
Debian agora é suportado em hardware RISC-V de 64 bits
O que está sendo falado no blog
- Adicionando uma opção para excluir arquivos permanentemente no Nautilus
- Flatpak 1.0 lançado – Confira as novidades e veja como atualizar ou instalar
- Google já está trabalhando no Android 9 Pie Go Edition e suas melhorias
- Como instalar o TV-Maxe no Ubuntu e derivados e como adicionar canais
- Kernel 4.18 já está disponível para usuários do Linux Lite
- Driver AMDGPU-PRO 18.30 Radeon lançado com suporte para o Ubuntu 18.04
- Suporte a RISC-V do kernel Linux está ficando mais completo