Foi lançado o Regolith Desktop 1.3 com recursos que tornam o i3 ainda menos assustador. Confira as novidades dessa atualização.
Regolith combina o gerenciamento de sistema baseado no GNOME com uma interface de usuário baseada em teclado, construída em torno de i3-gaps, Rofi e outras ferramentas centradas em atalhos.
Embora ainda seja muito dependente de atalhos – você abre, fecha, move e alterna principalmente janelas e áreas de trabalho usando atalhos de teclado – o Regolith remodela o i3 para uma forma menos intimidadora.
Agora, o projeto lançou mais uma atualização do seu software, o Regolith Desktop 1.3.
Novidades do Regolith Desktop 1.3
Embora muitos realmente gostem da experiência do Regolith, existem alguns pontos problemáticos que podem ser aprimorados – o que este lançamento certamente faz.
O Regolith 1.3 apresenta um novo tema GTK chamado Cahuella. Isso está mais intimamente relacionado ao tema do Adwaita (não se preocupe, ainda está escuro por padrão) para ajudar a garantir que todos os aplicativos e utilitários do GNOME incluídos tenham a aparência desejada.
Também se beneficiando de um novo visual, o lançador de aplicativos rofi, que apresenta uma aparência “menos perturbadora” a partir desta atualização.
Para ajudar a orientar melhor os usuários menos familiarizados com o i3, uma nova planilha chamada “atalhos” chamada Remontoire.
Isso é exibido no primeiro login e é acessível a qualquer momento através da combinação de ctrl +?.
Clicar nos blocos na barra inferior agora inicia o aplicativo de configuração relevante; por exemplo, clicar no bloco da bateria abre o painel de controle das configurações de energia, etc.
Uma grande mudança na maneira como as notificações funcionam é lançada no Regolith 1.3. Em vez de exibir toasts na tela, o sistema atualizará a contagem de ‘não lidos’ em um indicador de notificação no painel.
Outros recursos, alterações e melhorias incluem:
- Rede, notificações e outros bloqueios aprimorados;
- Seleção de diferentes compositores;
- Nova ferramenta i3-snapshot para salvar/restaurar layouts de janela;
- Suporte para “looks”.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
Como instalar ou atualizar o Regolith Desktop 1.3
A área de trabalho Regolith pode ser instalada no Ubuntu 18.04 LTS (e superior) adicionando um PPA. Como alternativa, os usuários podem baixar o Regolith Linux, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu que envia a experiência de desktop Regolith por padrão. Para isso, use esse tutorial:
Como instalar o Regolith Desktop no Ubuntu, Mint e derivados