Se você possui equipamentos com a tecnologia e queria usar rede Thunderbolt no Linux, a boa notícia que o NetworkManager já reconhece e configura esse tipo de conexão. Confira os detalhes dessa novidade.
- Como instalar o poderoso utilitário de rede Nmap no Linux
- Como corrigir o erro de protocolo de rede no Mozilla Firefox
- Wireshark no terminal? Veja como instalar o Termshark no Linux
O desenvolvedor do GNOME, Christian Kellner, informou que ele e Thomas Haller conseguiram implementar o suporte a rede Thunderbolt no Linux, mais especificamente no ambiente GNOME, através do NetworkManager.
O suporte a rede Thunderbolt foi implementada pelo desenvolvedor da Intel Mika Westerberg no ano passado durante o desenvolvimento da série de kernel 4.15.
Então, finalmente a rede Thunderbolt havia chegado para sistemas operacionais baseados em Linux para permitir conexões de rede ponto a ponto (P2P), onde você conecta dois computadores diretamente através de um cabo Thunderbolt certificado, para transferir arquivos.
Mas enquanto a implementação já estava lá no kernel do Linux, ainda estava faltando a implementação no espaço do usuário, para fazer com que a rede Thunderbolt funcionasse em uma instalação padrão de uma distribuição Linux.
Adicionando uma nova regra do udev no NetworkManager, os dois desenvolvedores conseguiram carregar o módulo de kernel thunderbolt-net.
Sobre o feito, Christian Kellner, disse o seguinte:
“Então, agora, se você conectar um sistema Linux a outra máquina, o NetworkManager configurará a conexão para ser uma Link-Local. Eu testei com sucesso de Fedora para Fedora, Fedora para macOS e Fedora para Windows 10. Os outros sistemas operacionais também usam um endereço Link-Local por padrão.”
Rede Thunderbolt no Linux? NetworkManager já reconhece e configura
E eles não pararam por aí, pois o NetworkManager, que é a ferramenta de gerenciamento de conexões de rede mais usada entre as distribuições Linux, agora pode usar a configuração Link-Local por meio de outra nova regra do udev, que define a propriedade udev NM_AUTO_DEFAULT_LINK_LOCAL_ONLY para todos os dispositivos de rede, usando o driver thunderbolt-net.
Graças a isso, todas as novas conexões Thunderbolt agora aparecerão como um dispositivo de rede “thunderbolt0”, que pode ser visualizado e gerenciado a partir de um emulador de terminal, do Applet NetworkManager ou do painel Network nas Configurações do GNOME.
Se você quiser experimentar a rede Thunderbolt agora, terá que instalar o snapshot do NetworkManager 1.11.3 e executar o kernel do Linux 4.15 ou superior.
O GNOME 3.28 é a versão mais recente do ambiente de desktop amplamente utilizado, projetado para sistemas operacionais baseados em Linux, e é também o primeiro a oferecer suporte a dispositivos Thunderbolt 3.
É claro que a rede Thunderbolt não se limita apenas ao ambiente de desktop GNOME, já que o NetworkManager suporta qualquer distribuição Linux disponível.