Por conta de um grave problema, a Red Hat e CentOS lançaram uma atualização de kernel para a versão 7.x. Confira os detalhes desse lançamento e atualize seu sistema.
- Como instalar o Streaming music player Nuclear no Linux via Snap
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e voltada para o mercado comercial, e lançado em edições de servidor para arquiteturas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z e edições de desktop para processadores x86 e x86_64.
Já o CentOS é uma distribuição comunitária que é construída usando o código fonte do Red Hat Enterprise Linux, por uma comunidade de colaboradores e usuários de código aberto.
Red Hat e CentOS lançaram uma atualização de kernel para a versão 7.x
As comunidades Red Hat e CentOS anunciaram esta semana a disponibilidade de uma nova atualização de kernel para a versão 7.x de seus sistemas operacionais Red Hat Enterprise Linux 7 e CentOS, que corrige um bug importante.
Parece que houve um bug na atualização anterior do kernel Linux para as versões Red Hat Enterprise Linux 7.5 e CentOS 7.5, que foi lançada para abordar a vulnerabilidade de segurança do Specter V4, fazendo com que as informações de rastreamento de conexão não funcionassem corretamente, o que poderia levar a perda de conectividade e vazamento de propriedades de configuração relacionadas ao respectivo rastreamento de conexão em outros namespaces.
No comunicado, a Red Hat disse o seguinte:
“Anteriormente, as informações de rastreamento de conexão não eram limpas corretamente para pacotes encaminhados para outro namespace de rede. Pacotes que foram marcados com o alvo “NOTRACK” em um namespace foram excluídos do rastreamento de conexão mesmo no novo namespace. Consequentemente, uma perda de conectividade ocasionalmente ocorreu, dependendo do conjunto de regras de filtragem de pacotes dos outros namespaces de rede.”
O problema foi corrigido pela Red Hat na última versão de sua série de sistemas operacionais Red Hat Enterprise Linux 7, incluindo as edições Red Hat Enterprise Linux 7 Desktop, Workstation e Server, Red Hat Enterprise Linux 7 for IBM z Systems, IBM System z (Structure A), POWER Big Endian, POWER Little Endian, ARM64, POWER 9, bem como o Red Hat Enterprise Linux EUS Compute Node 7.5 e Red Hat Enterprise Linux for Scientific Computing 7.
Os desenvolvedores do CentOS seguiram o exemplo, como de costume, e também receberam uma atualização de bugfix do kernel para a série do sistema operacional CentOS Linux 7 para corrigir a função nf_reset() que limpa corretamente as informações de rastreamento de conexão que não causam mais os problemas mencionados acima.
Ambas as comunidades, Red Hat e CentOS, pedem que seus usuários atualizem para a última versão do kernel disponível nos repositórios oficiais o mais rápido possível e depois reiniciem seus sistemas.
Mais detalhes estão disponíveis no anúncio na lista de discussão do CentOS.