E foi lançado o Rebecca Black Linux 2020-05-05, uma distribuição focada em Wayland. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Quando ouvimos falar em “Wayland”, a primeira coisa com que costumamos relacionar é Ubuntu ou Fedora, pois eles são das principais distribuições Linux que desejaram/ou trabalharam para migrar seu sistema para este servidor gráfico (embora muitos Sabemos que a Canonical desistiu e o Fedora o oferece junto com o X11).
Mas se eu puder dizer a você que existe uma distribuição Linux totalmente focada em oferecer uma experiência com Wayland e nos fornecer os desenvolvimentos mais recentes e que não é, não é o Fedora, é uma distribuição baseada no Debian que possui como o nome Rebecca Black Linux.
Rebecca Black Linux é uma distribuição Linux oferecida ao público em geral para se familiarizar com os desenvolvimentos mais recentes para fornecer suporte ao Wayland em vários ambientes e aplicativos de desktop.
A distribuição é baseada na base do pacote Debian e inclui a versão mais recente das bibliotecas Wayland (uma parte do ramo principal), o servidor composto Weston e os ambientes KDE, GNOME, Enlightenment E21, Wayfire e Liri e Sway pré-configurados para funcionar. em Wayland.
O ambiente é selecionado através do menu do gerenciador de login e é possível iniciar um shell a partir de um ambiente já iniciado na forma de uma sessão aninhada.
O pacote de distribuição inclui as versões mais recentes das bibliotecas Clutter, SDL, GTK, Qt, EFL/Elementary, FreeGLUT, GLFW, KDE Frameworks e Gstreamer montadas com o suporte Wayland e o componente Xwayland, o que permite garantir o lançamento de aplicativos X Convencional em um ambiente Weston Composite Server.
A distribuição também inclui opções para o servidor de som gstreamer, mpv media player, pacote de escritório Calligra e aplicativos KDE coletados como clientes Wayland.
Para configurar os parâmetros de configuração do udev e de vários lugares, onde várias pessoas podem trabalhar na mesma área de trabalho com seus próprios teclados e mouses (cada usuário tem seu próprio cursor separado), é fornecido um configurador gráfico especial. Weston inclui suporte para RDP.
A entrega inclui o servidor de exibição Mir e o utilitário waypipe para inicialização remota de aplicativos baseados em Wayland.
Novidades do Rebecca Black Linux 2020-05-05
A distribuição foi atualizada recentemente e nela podemos descobrir que foi sincronizada com o Debian 10 (Buster) em vez do Debian Testing, mas o kernel é deixado no Debian Testing (Bullseye), o firmware proprietário da AMD GPU foi incluído e o Mesa foi compilado com drivers O swr (rasterizador de software) e adicionou uma versão experimental do GTK 4 está disponível para teste.
Além disso, destaca-se que o gerenciador de login foi reprojetado, o processo de autenticação de senha foi aprimorado e o suporte foi adicionado para configurações de vários assentos.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- O ambiente do usuário Orbital e o gerenciador de janelas Orbment são excluídos.
- Para compactar Squashfs, o xz está envolvido.
- Configurações aprimoradas da interface gráfica de utilidade. O suporte para a configuração de regras do udev foi adicionado ao utilitário de configuração de vários lugares.
- Patches externos foram aplicados ao EFL, Weston e Kwin para melhorar o suporte a vários assentos.
- Os componentes secundários da pilha GNOME estão no diretório /opt.
- Adicionado suporte para a API gráfica Vulkan.
- A composição inclui o painel Latte Dock, o Kvantum Theme Engine e o Amarok Music Player.
- O ambiente Sway é montado com wlroots.
- A estrutura inclui um servidor de mídia Pipewire.
- Adicionado Wayfire Composite Server.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Rebecca Black Linux 2020-05-05
A imagem ISO do Rebecca Black Linux 2020-05-05 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
O tamanho da imagem iso da versão Lite é de 1,2 GB (para novos usuários), enquanto para a imagem ISO da versão de desenvolvedor de 2 GB.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux