A equipe do ReactOS lançou mais uma atualização do seu sistema operacional, o ReactOS 0.4.11. Confira as novidades e descubra onde baixar esse incrível SO.
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
O ReactOS é um sistema operacional gratuito e de código aberto baseado nos melhores princípios de design encontrados na arquitetura do Windows NT.
Escrito completamente do zero, o ReactOS não é um sistema baseado em Linux e não compartilha nada da arquitetura UNIX.
O principal objetivo do projeto ReactOS é fornecer um sistema operacional que seja binário compatível com os softwares desenvolvidos para o Microsoft Windows. Isso permitirá que os aplicativos e drivers do Windows sejam executados como em um sistema Windows.
Além disso, a aparência do sistema operacional Windows é usada, de modo que as pessoas acostumadas com a interface de usuário familiar do Windows encontrariam o uso do ReactOS simples.
O objetivo final do ReactOS é permitir que as pessoas o utilizem como uma alternativa ao Windows sem a necessidade de alterar o software ao qual estão acostumados.
Novidades do ReactOS 0.4.11
ReactOS 0.4.11 introduz várias melhorias no armazenamento do sistema de arquivos, no carregamento de aplicativos e na capacidade de atualizar uma instalação existente do ReactOS.
Embora a lista de desejos da comunidade para melhorias de qualidade de vida no ReactOS seja bastante longa, uma especialmente longa foi a capacidade de atualizar uma instalação existente do ReactOS.
Conseguir isso exigiu um esforço substancial no módulo USETUP, esforço que Hermès Bélusca- Maïto dedicou um tempo considerável.
A importância disso é dupla: a melhoria óbvia é a capacidade de realizar a atualização, mas o ponto mais substantivo é o que essa funcionalidade acarreta para o futuro.
Para o ReactOS ser utilizável como um sistema operacional real, precisa da capacidade de atualizar in-loco sem perder dados e configurações do usuário.
Embora exigir que o usuário passe pelo processo de instalação do sistema ainda esteja longe da facilidade de uso de outros sistemas operacionais modernos, ainda é um avanço substancial e estabelece as bases para a maturação do ReactOS em um driver cotidiano dos computadores das pessoas.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o ReactOS 0.4.11
A imagem ISO do ReactOS 0.4.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux