E foi lançado o Rclone Browser 1.8 com suporte a proxy e opção para criar um link público, além de correções. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O Rclone Browser é uma interface gráfica Qt5 multiplataforma para o Rclone, uma ferramenta de linha de comando para sincronizar (e montar) arquivos de serviços de armazenamento em nuvem remotos como Google Drive, OneDrive, Nextcloud, Dropbox, Amazon Drive e S3, Mega e outros.
Essa GUI pode ser usada para simplificar operações, como copiar um arquivo de um armazenamento em nuvem para outro ou para a unidade local, montar armazenamentos em nuvem em seu sistema com um clique e navegar pelo conteúdo de vários controles remotos de armazenamento em nuvem em uma interface com guias.
Como o Rclone Browser original não é atualizado há quase três anos, um novo desenvolvedor criou um fork, corrigindo alguns problemas que começaram a acontecer com as novas versões do Rclone, além de adicionar novas funcionalidades.
O fork do Rclone Browser que eu estava falando há algum tempo continua melhorando, com a versão mais recente adicionando novas opções nas preferências do aplicativo, além de uma correção importante no Windows que permite que a montagem/desmontagem funcione corretamente.
Agora, o Rclone Browser (fork), uma GUI do Qt5 para Rclone, foi atualizado para a versão 1.8.0.
Novidades do Rclone Browser 1.8
Rclone Browser 1.8 recebeu suporte a proxy, uma opção para exibir a árvore de diretórios completa de um controle remoto e a capacidade de criar um link público para compartilhar facilmente arquivos, entre outras.
Sim, o mais recente Rclone Browser 1.8.0 recebeu suporte a proxy. A partir de suas preferências, você pode optar por usar as configurações do sistema para proxy ou usar a configuração manual do proxy na qual é possível definir o http_proxy, https_proxy e no_proxy (este último é para domínios a serem ignorados).
Outro novo recurso desta versão do Rclone Browser é a capacidade de obter o link público de um arquivo, permitindo que os usuários o compartilhem facilmente. Isso é feito com um novo botão Link público disponível na barra de ferramentas (enquanto navega em um controle remoto).
A versão 1.8.0 mais recente também oferece uma opção para gerar uma visão geral completa da árvore de diretórios, útil para ver todos os diretórios em um controle remoto sem precisar expandir manualmente cada árvore de diretórios.
Agora existem alguns botões na barra de ferramentas remota (2 novos nesta versão), o que torna impossível reduzir a largura da janela para um tamanho decente. Espero que o desenvolvedor faça algo sobre isso em versões futuras.
Outras alterações no Rclone Browser 1.8.0:
- Nova opção para definir o tamanho do ícone dos controles remotos (pequeno, médio ou grande);
- Adicionado o campo Opções de download padrão para especificar opções extras para downloads;
- CORRIGIDO: opção para mostrar pastas e arquivos ocultos nem sempre estava funcionando como esperado;
- CORRIGIDO: para o padrão remoto remoto do sftp no diretório do usuário doméstico (como o sftp normal faria);
- CORRIGIDO: problema ao usar rclone e rclone.conf quando o caminho continha espaços;
- Outras correções de bugs e pequenos ajustes.
Para saber mais sobre essa versão do Rclone Browser acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
Como instalar ou atualizar o Rclone Browser 1.8
Na aba de releases do GitHub do Rclone Browser (fork), você encontrará binários para Windows, macOS e Linux (somente DEB – para Debian, Ubuntu, Linux Mint, Pop!_OS e assim por diante).
Aqueles que usam o Arch Linux podem instalar o Rclone Browser usando um pacote AUR que possui o fork mais recente do Rclone Browser.
E, finalmente, em outras distribuições Linux, você precisará criar o Rclone Browser a partir da fonte, ou, use esse tutorial:
Use vários serviços de armazenamento na nuvem com RcloneBrowser
Não importa a fonte usada para instalar isso, você também precisará instalar o Rclone no seu sistema, pois o Rclone Browser é apenas uma GUI para o Rclone.
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 434