Graças a uma recente atualização de software, o Raspberry Pi Pico W agora suporta Bluetooth, algo bastante aguardado pelos usuários.
O Raspberry Pi Pico W é uma placa de microcontrolador de US$ 6 com um chip RP2040, uma porta micro USB, pinos GPIO e suporte para WiFi 802.11/b/g/n.
Desenvolvido pela própria Raspberry Pi, o Raspberry Pi Pico é uma placa microcontrolada de baixo custo e alta performance, com interfaces digitais flexíveis.
Quando foi lançado, há um ano, faltava uma coisa: suporte a Bluetooth. Embora o Pico W tivesse hardware Bluetooth, ele não tinha o software para suportar o protocolo sem fio de baixo alcance e baixo consumo de energia.
Mesmo com o foco dessa placa sendo o minimalismo, a falta do suporte ao Bluetooth sempre foi um ponto negativo.
Mas agora, através de uma atualização de software, esse suporte finalmente chegou.
Raspberry Pi Pico W agora suporta Bluetooth
O Raspberry Pi lançou uma compilação de um Pi Pico SDK com suporte inicial para Bluetooth no início deste ano, mas agora a empresa diz que o suporte oficial está incluído na versão 1.5.1 do SDK e na versão mais recente do MicroPython.
Em outras palavras, tudo o que é necessário para adicionar a funcionalidade Bluetooth à pequena placa é uma atualização de software.
O Raspberry Pi Pico W suporta Bluetooth 5.2 e pode ser configurado para usar os perfis Bluetooth Classic e Bluetooth LE (Low Energy) individualmente ou ambos ao mesmo tempo.
O Raspberry Pi posiciona o Pico W e o Pico original de $ 4 (que não possui recursos sem fio) como dispositivos baratos que podem ser usados para projetos de IoT, como luzes inteligentes ou sinalização digital.
Ele também pode ser conectado a sensores, dispositivos de entrada e outros equipamentos para uso em aplicativos como os monitores Inky Frame ou EnkPi E Ink, o computador de bolso PICOmputer ou o console de jogos portátil PicoSystem.