Subsidiária da Raspberry Pi Foundation, a Raspberry Pi Ltd está planejando abrir seu capital na Bolsa de Valores de Londres.
A Raspberry Pi Ltd, subsidiária da Raspberry Pi Foundation, emitiu um aviso de “expected intention to float” (intenção esperada de flutuação) indicando planos para lançar um IPO na Bolsa de Valores de Londres.
Ou seja, a empresa por trás da linha Raspberry Pi de computadores de placa única, acessórios e produtos relacionados, como o microcontrolador RP2040, está planejando abrir o capital.
Raspberry Pi Ltd está planejando abrir seu capital
Embora a mudança possa ajudar a empresa a gerar receita que poderia ser revertida para o desenvolvimento, fabricação e distribuição de produtos, algumas das partes mais interessantes do documento são a explicação do Raspberry Pi sobre quem realmente está comprando e seus produtos atualmente.
Quando o primeiro computador de placa única Raspberry Pi chegou às ruas em 2012, ele foi posicionado como um computador pequeno, barato e de baixo consumo de energia para o mercado educacional.
Doze anos depois, a empresa vendeu mais de 60 milhões de computadores de placa única e módulos de computação para clientes em mais de 70 países.
7,4 milhões de unidades dessas vendas ocorreram somente em 2023, com 72% dessas unidades indo para o “mercado industrial e incorporado”, enquanto apenas 28% foram para o mercado “entusiastas e educacionais”.
Raspberry Pi também entrou em um terceiro mercado (semicondutores) com o lançamento de seu chip RP2040 em 2021.
Grande parte do restante do documento fala sobre o crescimento da receita do Raspberry Pi, as oportunidades de expansão e a natureza ecologicamente correta de seus produtos (que usam menos energia do que a maioria dos desktops, incluem muito menos plástico no invólucro e requerem menos águas residuais durante a fabricação).
Esta não é a primeira vez que Raspberry Pi considera um IPO. A empresa brincou com a ideia de abrir o capital em 2022, mas descartou a ideia na época (provavelmente devido aos problemas da empresa em acompanhar a demanda naquela época).
Embora a Raspberry Pi Ltd seja atualmente uma empresa privada que pretende abrir o capital, ela permaneceria uma subsidiária da Raspberry Pi Foundation, uma instituição de caridade com sede no Reino Unido fundada em 2008 que continua focada em “promover o interesse pela ciência da computação entre os jovens”.
Desde que o negócio com fins lucrativos foi desmembrado em 2013, “distribuiu aproximadamente 50 milhões de dólares em dividendos à fundação”.