Segundo a mais recente atualização de status do projeto, o Python 3.11 pode ser lançado apenas em dezembro, por causa de bugs pendentes.
Python é uma linguagem de programação interpretada de alto nível. A primeira versão do Python foi lançada em 1991.
Essa linguagem possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.
E, embora o Python 3.11 seja um grande lançamento e traga melhorias significativas de desempenho, usuários e desenvolvedores podem precisar esperar um pouco mais pelo lançamento estável.
Uma atualização de status referente ao Python 3.11 foi emitida hoje, onde eles podem recorrer ao envio da versão final para dezembro, se a estabilidade dela não melhorar na próxima semana.
Python 3.11 pode ser lançado apenas em dezembro
O Python 3.11 Beta 4 está atrasado devido a “um monte de bloqueadores de lançamento pendentes”, mesmo após uma rodada de correção de outros bloqueadores de lançamento. Esses bugs incluem problemas de desempenho, possíveis travamentos e outros problemas de interrupção do show.
O Python 3.11 já está três semanas atrasado em relação ao cronograma de lançamento e, devido ao infeliz estado dos bugs no momento, eles podem recorrer à emissão de mais dois lançamentos beta que, por sua vez, atrasariam as coisas em dois meses.
Esperava-se que a final do Python 3.11 estreasse por volta de 3 de outubro, enquanto agora, na próxima semana, devemos saber se isso mudará para dezembro.
Um atraso de dois meses, em última análise, não é ruim para garantir qualidade extra desta grande atualização do Python, mas o momento joga uma bola curva para as versões de outono da distribuição Linux que pretendiam ser lançadas com o Python 3.11.
O Fedora, por exemplo, já havia começado sua transição para o Python 3.11, mas para o Fedora 37 pode agora acabar precisando voltar para o Python 3.10, dependendo de como o tempo de lançamento for decidido.
O status atual da versão do Python 3.11 pode ser encontrado na lista python-dev.