Produtora de Laptops com Linux, e futuramente, de smartphones com o sistema do pinguin, a Purism planeja levar convergência para seus aparelhos com o PureOS Linux. Confira os detalhes desse objetivo.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
Purism, a empresa de tecnologia de computadores que vende laptops Linux, está atualmente trabalhando no primeiro smartphone Linux criptografado, o Librem 5, para o qual a empresa realizou uma campanha bem sucedida de crowdfunding no ano passado.
Há poucos dias, a empresa publicou seu primeiro relatório sobre o futuro smartphone Linux focado na privacidade desde que a campanha de crowdfunding terminou. No relatório, eles informaram que planejam usar o processador ARM i.MX8 para o dispositivo e o servidor de exibição Wayland da próxima geração, para a interface do usuário.
Purism planeja levar convergência para seus aparelhos com o PureOS Linux
Agora que a equipe de design da empresa está no lugar e está pronta para trabalhar no mais poderoso celular Linux, a Purism compartilhou seus planos na tentativa de convergência em todos os dispositivos que executam o sistema operacional PureOS Linux, incluindo o próximo smartphone Librem 5 e qualquer Laptops Linux da Purism.
Sobre o assunto, François Téchené, diretor de criativo afirmou que:
“Nossa abordagem de convergência é que o celular é o fator motivador para todas as outras plataformas. Queremos melhorar a experiência do usuário através da facilidade de uso, criando um ambiente gráfico que não requer uma curva de aprendizado íngreme ao alternar entre dispositivos”.
Design minimalista e estético
Embora a aparência geral da interface do usuário do próximo sistema operacional PureOS para laptops e telefones siga as atuais abordagens de design visual na indústria móvel, a Purism afirma que eles esperam que seus padrões de design tenham um aspecto minimalista e estético por padrão. Ambos os temas, escuros e claros, estarão disponíveis para o novo design convergente.
A empresa também disse que planeja contribuir com todos os seus trabalhos de design UT/UX do Librem 5, para os projetos em que o seu trabalho se baseia, e permitir que os usuários instalem outros ambientes de desktop no Librem 5.
Isso inclui o KDE e o GNOME, que se tornaram parceiros da Purism durante a campanha de crowdfunding para o telefone Librem 5.
No entanto, esses parceiros podem oferecer abordagens diferentes para a experiência móvel, e os usuários devem estar cientes disso antes de comprar o dispositivo.
Mas isso é bom, porque é a essência do que é o software livre e de código aberto, que permite ao usuário controlar o seu dispositivo e seus conteúdos.
Conheça melhor o Librem 5
Se a ideia de um telefone criptografado que coloque tanta ênfase na preservação da sua privacidade como faz em recursos de hardware e especificações técnicas, lhe deixou interessado, veja mais detalhes no link abaixo.
Página de financiamento coletivo do Librem 5.
Para obter mais detalhes sobre outros aspectos do aparelho, leia esses artigos:
Purism quer produzir o Librem 5, um smartphone Linux criptografado
Purism publica primeira atualização sobre o progresso do Librem 5
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Lançado Tails 3.5 com correções para as falhas Meltdown e Spectre
- Purism planeja levar convergência para seus aparelhos com o PureOS Linux