Conheça o Pulse Browser, um fork do Firefox focada em produtividade. Confira os detalhes dessa mais nova variante do navegador da Mozilla.
O ecossistema livre e aberto de distribuições, aplicações e sistemas costuma caracterizar-se não só pelas propostas originais, infinitas e inovadoras criadas, mas também pela cópia, adaptação e modificação daquelas para fins específicos ou especiais.
Estes últimos são geralmente conhecidos sob o nome de bifurcação, em português, ou Forks, em inglês.
Um bom exemplo de programas originais que se bifurcam mais de uma vez para tarefas ou propósitos específicos é o Firefox. Já que, com ela, existe um grande número de bifurcações que buscam alcançar efeitos relativamente diferentes ou melhores.
Por exemplo, Tor Browser, que é mais focado no anonimato; LibreWolf, que é mais focado em privacidade; ou PaleMoon, que é mais focado em eficiência e customização.
Enquanto outros, como o Pulse Browser, se concentram mais em aumentar a produtividade do trabalho dos usuários, graças à sua interface de usuário hiperminimalista e às ferramentas integradas.
Pulse Browser, um fork do Firefox focada em produtividade
De acordo com o site oficial deste projeto, “Pulse Browser” é brevemente descrito como:
“Um fork experimental do Firefox que melhora o foco e aumenta a produtividade do trabalho graças à sua interface de usuário hiperminimalista e às ferramentas integradas.
Além disso, vale esclarecer que, quando a palavra “experimental” é mencionada, refere-se ao fato de ser apenas um projeto em pleno desenvolvimento.
Portanto, por enquanto, sua versão atual datada de 1º de maio de 2023, sob o nome e número 1.0.0-a.64, ainda é uma versão em fase Alpha.
E que, em geral, é um projeto muito jovem que teve seu primeiro lançamento Alpha em 15 de dezembro de 2021, com o seguinte nome e número: alpha-2021-12-15.
Entre suas principais e destacadas características, podemos citar:
- Ele vem sem tecnologias de telemetria e com um repositório devidamente mantido.
- Ele oferece uma interface de usuário hipermínima para aumentar o foco puro no trabalho essencial.
- Ele faz uso de uma barra lateral à esquerda para oferecer acesso rápido a todas as suas ferramentas.
- Ele inclui um plug-in uBlock Origin integrado, que é um bloqueador de amplo espectro, ideal para bloquear spyware de sites. Além disso, um gerador de código QR leve.
Por fim, e por se encontrar em fase experimental, sua equipe de desenvolvimento está aberta a sugestões, contribuições e relatórios de bugs via Discord.
Resumindo, o “Pulse Browser” é um fork interessante do Firefox que, graças ao seu design e ferramentas, pode ser muito útil para certos usuários que procuram algo seguro, leve, simples e altamente funcional.
Portanto, sem dúvida, convidamos você a experimentá-lo e usá-lo em sua distribuição GNU/Linux. E depois, conte-nos sobre sua experiência com ele, através de comentários para conhecimento de todos.