Boa noticia para os fãs de um do mais utilizados ambientes gráficos do Linux: a próxima versão do KDE Desktop Plasma iniciará mais rápido. Confira os detalhes dessa excelente novidade.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna. Mas para muitos, ele bem que poderia ser mais rápido.
Nate Graham, desenvolvedor do KDE, compartilhou alguns detalhes sobre as novas melhorias de usabilidade e produtividade que chegam às próximas versões do KDE Plasma, KDE Applications e KDE Frameworks.
Próxima versão do KDE Desktop Plasma iniciará mais rápido
De acordo com o desenvolvedor, a próxima versão do ambiente KDE Plasma 5.13 iniciará um segundo mais rápido do que as versões anteriores, por causa da remoção do componente QmlObjectIncubationController. Esse componente, aparentemente deixava a área de trabalho inteira lenta.
Os benefícios também estão chegando ao próximo pacote de aplicativos, o KDE Applications 18.04, o que torna a criação de novos arquivos com o gerenciador de arquivos Dolphin instantaneamente, melhora o suporte de arrastar e soltar do Spectacle para Chromium e permite aos usuários configurar o visualizador de imagens do Gwenview, para que não mostre mais tempo os botões de ação da imagem nas miniaturas, quando deslocam com o cursor do mouse sobre elas.
Além disso, o KDE Applications 18.04 também trarão melhorias HiDPI para os ícones no Painel de Informações do Dolphin.
Por outro lado, o KDE Frameworks 5.44 deverá aterrisará no próximo mês com uma UI renovada do painel ‘Open With’ (Abrir com), que traz importantes melhorias de usabilidade e produtividade, bem como correções de bugs e ícones de menu para todos os aplicativos do KDE, que usam a opção KStandardActions Deselect (Desmarcar) e Replace (Substituir).
O KDE lançou recentemente as duas primeiras atualizações de manutenção do seu ambiente de trabalho LTS (com suporte a longo prazo), o KDE Plasma 5.12. Isso trouxe suporte para o atalho do Touchpad Toggle para permitir que os usuários alternassem o touchpad, a capacidade de iniciar aplicativos no painel de aplicativos compatível com touchscreen com um toque na tela e uma correção para o congelamento severo na central de software Plasma Discover 5.12.
Enquanto o ambiente de trabalho do KDE Plasma 5.13 entrará em estágio beta de desenvolvimento em meados de maio, ele estará disponível para download a partir de 12 de junho de 2018. A suíte de software do KDE Applications 18.04 estará disponível para testes no final de março e é esperado que ele seja lançado em 19 de abril.
Até então, é recomendável que você atualize o KDE para a mais recente versão estável, o mais rápido possível. Para isso, atualize seu sistema ou use esse tutorial:
Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu
Conheça melhor o KDE Plasma
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Descubra como aplicar o efeito perspectiva no Inkscape
- Como atualizar o Fedora 26 para 27 sem complicações
- Próxima versão do KDE Desktop Plasma iniciará mais rápido
- Unity 8 da UBports já pode ser instalado no Ubuntu 16.04 e 18.04
- Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 17.10 [Atualizado]
- Hackers transformaram o Nintendo Switch em tablet com KDE Plasma
- Canonical fez uma doação de Ubuntu Phones para o projeto UBports
- Conheça Korora – um Fedora que já vem pronto para usar
- Total War Saga: Thrones of Britannia para Linux chega em abril