Proton 5.13-5 lançado com melhorias no Cyberpunk 2077, Fallout 76 e mais

Foi lançado o Proton 5.13-5 com melhorias no Cyberpunk 2077, Fallout 76 e mais. Confira todas as novidades desse update e veja como usar o recurso.

O Proton é um importante recurso que permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.

Esse software inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.

Como os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD, assim que ficam prontas, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.

Isso fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e a capacidade de usar o modo de tela cheia independentemente nos jogos. Para aumentar o desempenho de jogos de multiprocessamento, os mecanismos “esync” (Eventfd Synchronization) e “futex/fsync” são suportados.

Agora, Pierre-Loup Griffais da Valve anunciou no Twitter a disponibilidade do Proton 5.13-5 como a mais nova versão estável desta ferramenta de compatibilidade baseada em Wine para Steam Play que permite jogar jogos do Windows no Linux.

Novidades do Proton 5.13-5

Proton 5.13-5 lançado com melhorias no Cyberpunk 2077, Fallout 76 e mais

Este é o primeiro lançamento do Proton em 2021 e traz um monte de novidades da Proton Experimental, incluindo suporte para sons mundiais no Cyberpunk 2077, suporte para uma nova API de realidade virtual OpenXR para usar o modo VR do jogo Microsoft Flight Simulator no hardware AMD, e jogar online em Red Dead Online e Read Dead Redemption 2.

Além disso, Proton 5.13-5 torna a função de captura de tela utilizável nos jogos Fallout 76 e Path of Exile, adiciona texto ausente no jogo Destiny do Lenhador, corrige um problema de resolução de exibição no DLC Quest e outros jogos XNA e melhora o suporte para os jogos Conan Exiles, Fallout 76, Gears Tactics, Kingdoms Reborn, e Need For Speed Hot Pursuit, abordando vários travamentos ou travamentos que os usuários relataram recentemente.

Sob o capô, Proton 5.13-5 eleva a versão vkd3d-proton para 2.1 e implementa uma nova funcionalidade que impede a maioria dos jogos de aceitar entradas enquanto a sobreposição de jogo do Steam é exibida na tela.

Em combinação com o software Wine 6.0 lançado recentemente, Proton 5.13-5 deve impulsionar sua experiência de jogo do Windows no Linux.

Portanto, é altamente recomendável que você instale ambos em sua distribuição Linux se quiser ter o melhor tempo possível jogando seus jogos favoritos. Mais de 13 mil jogos do Windows funcionam no Linux graças ao Proton da Valve e ao Steam Play!

Para saber mais sobre essa versão do Proton, acesse a nota de lançamento.

Como ativar o Proton no Steam

O Proton 5.13-5 agora deve estar disponível nas versões do Steam Play no Steam.

Se você estiver interessado em testar o que oferece o projeto Proton em sua distro Linux preferida, a única exigência a ser cumprida, é instalar a versão beta do Steam Play for Linux ou juntar-se a versão beta do Linux a partir do cliente Steam (se eles já possuem Steam instalado em seu sistema).

Para poder mudar para a versão Beta do Steam, você deve abrir o cliente Steam no seu sistema e clicar no menu Steam no canto superior esquerdo e depois em ‘Settings’ (Configurações).

Na seção ‘Account’ (Conta), você encontrará a opção de se inscrever na versão beta. Ao fazer isso e aceitar o cliente Steam, você fechará e baixará a versão beta (uma nova instalação).

No final e depois de acessar sua conta, eles retornam à mesma rota para verificar se já estão usando o Proton.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux
Agora você pode instalar seus jogos como de costume, você será lembrado pela única vez que o Proton for usado para isso.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile