Primeiro GeckoLinux de 2022 traz novas edições

O projeto GeckoLinux lançou uma atualização do seu SO, e o Primeiro GeckoLinux de 2022 traz novas edições. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

GeckoLinux é um distribuição do tipo ‘spin’ baseada no openSUSE, que apresenta pacotes não-livres que não são encontrados nos repositórios padrão do openSUSE.

Entre as atrações da GeckoLinux estão as inovações dentro da comunidade openSuse. O GeckoLinux tem uma reputação de ser polido e fácil de usar.

O sistema oferece aos usuários uma experiência prática melhor do que a abordagem mais tradicional, adotada pela comunidade openSuse.

O GeckoLinux oferece duas edições principais: Static (baseada no openSUSE Leap) e Rolling (baseada no openSUSE Tumbleweed).

As versões estáveis ​​do GeckoLinux são baseadas no último openSUSE Leap, enquanto as versões Rolling usam os repositórios contínuos openSUSE Tumbleweed.

Agora, os desenvolvedores do GeckoLinux estão dando o pontapé inicial em 2022 com novos lançamentos importantes de sua distribuição baseada no openSUSE, apresentando algumas das melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux e software de código aberto.

Primeiro GeckoLinux de 2022 traz novas edições

Primeiro GeckoLinux de 2022 traz novas edições

Já se passaram mais de sete meses desde a última atualização do GeckoLinux, e agora é hora de uma nova que traz novos recursos interessantes, os ambientes de desktop mais recentes e muitas outras melhorias.

A edição GeckoLinux ROLLING é provavelmente a mais popular, por isso agora vem com o KDE Plasma 5.23.4, GNOME 41.2, Xfce 4.16, LXQt 1.0, Cinnamon 5.2.4, MATE 1.26, Budgie 10.5.3, bem como o desktop Pantheon ambiente do sistema operacional elementar 6.1.

Outro novo recurso legal do novo lançamento GeckoLinux ROLLING é que ele vem com suporte para a estrutura de áudio PipeWire, que inclui uma configuração personalizada pronta para uso, que é adequada para aplicativos JACK profissionais de baixa latência (5,3 ms) e áudio doméstico casual.

Os desenvolvedores explicaram que:

“Esta configuração PipeWire permite fluxos de trabalho descomplicados envolvendo o uso simultâneo de aplicativos que são codificados para funcionar com o PulseAudio e outros que precisam de suporte JACK, sem nenhuma ligação complicada dos dois sistemas.”

Para acompanhar o novo suporte PipeWire, um serviço systemd opcional também está disponível para permitir aos usuários definir o controlador do processador no modo Performance em sistemas onde o suporte de áudio de baixa latência em tempo real é necessário.

O novo serviço systemd pode ser instalado a partir do gerenciador de serviços do YaST habilitando o serviço cpupower.

Para todas as edições GeckoLinux (ROLLING, STATIC e NEXT), a nova versão finalmente integra o carregador de inicialização GRUB com instantâneos Btrfs e Snapper, permitindo rollbacks efetivos de instantâneos sem intervenção manual para o carregador de inicialização GRUB ou o layout de subvolume Btrfs padrão, que exigiu um grande retrabalho .

Falando sobre o bootloader GRUB, os novos lançamentos do GeckoLinux prometem atualizações mais confiáveis ​​do bootloader GRUB graças à adição de uma lógica de instalação no instalador Calamares com base em se o sistema está rodando em UEFI ou modo legado de BIOS, bem como para usar compressão Btrfs LZO em sistemas BIOS legados.

Além disso, agora há uma solução alternativa para um bug na rotina GRUB do openSUSE para melhorar o carregador de inicialização ao gerar entradas para outros sistemas Linux de inicialização dupla em subvolumes Btrfs.

Entre outras mudanças, o primeiro lançamento do GeckoLinux em 2022 também ajusta os URLs do repositório para usar o novo sistema mirrorcache.opensuse.org do openSUSE para downloads de pacotes mais confiáveis ​​da rede de espelhos do openSUSE e traz de volta a edição ROLLING-OBS Pantheon.

Baixe e experimente

Você pode baixar as edições GeckoLinux ROLLING 999.22010 construídas a partir do openSUSE Tumbleweed, bem como as edições GeckoLinux STATIC 153.220104 e GeckoLinux NEXT Pantheon e Plasma 153.220105 edições construídas a partir do openSUSE Leap 15.3 agora mesmo no site oficial.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:

Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile