O desenvolvedor Jay Flood anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema operacional, o Porteus 4.0. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.
- Como instalar o player de áudio Diffuse no Linux via AppImage
- Como instalar a Digital audio workstation Waveform11 no Linux via Flatpak
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
Porteus é uma distro CD/USB live rápida, portátil e modular baseada no Slackware Linux e nos repositórios de software Slackware Current.
A distribuição começou como um remix da comunidade do Slax (e uma continuação indireta do projeto Slax original, que recentemente mudou para a base o Debian), outro live CD baseado no Slackware, com o KDE 3 como desktop padrão para a edição i486 e um KDE 4 despojado como ambiente de desktop para o sabor x86_64.
Novidades do Porteus 4.0
Vindo quatro anos após a série Porteus 3.0, o lançamento do Porteus 4.0 vem com os pacotes mais recentes do Slackware Linux, ele é alimentado pela mais recente ramificação do kernel Linux, o 4.16 (o Linux 4.16.3 está incluído nas imagens de instalação) e vem com nada menos que sete sabores da área de trabalho, incluindo o KDE, o Xfce, o LXDE, o LXQt, o Cinnamon, o MATE e o Openbox.
O Porteus 4.0 oferece suporte a instalações UEFI/EFI usando o carregador de inicialização syslinux para máquinas BIOS e UEFI/EFI com um único arquivo de configuração universal que você pode encontrar em /mnt/sdXY/boot/syslinux/porteus.cfg.
Além disso, um novo arquivo de configuração porteus/porteus-v4.0-x86_64.cfg substitui o antigo arquivo .sgn e adiciona suporte a cheatcodes.
Novos recursos de atualização de navegador e atualização do Porteus
Outra novidade no Porteus 4.0 é o recurso update-browser GUI, que promete permitir o download e a instalação dos usuários, bem como atualizar seu navegador favorito, além de um novo recurso de atualização do Porteus, que é implementado por padrão para permitir que os usuários atualizem mais facilmente módulos básicos do sistema operacional.
Por último, mas não menos importante, este lançamento vem com a mais recente atualização de firmware de microcódigo da Intel na pasta de inicialização, que você pode carregar com initrd=/boot/syslinux/intel-ucode.cpio,/boot/syslinux/initrd.xz na linha de boot, antes de iniciar o sistema, para protegê-lo contra a vulnerabilidade do Spectre V2.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Porteus 4.0
Você pode fazer o download das edições Porteus 4.0 KDE, Porteus 4.0 Xfce, Porteus 4.0 LXDE, Porteus 4.0 LXQt, Porteus 4.0 Cinnamon, Porteus 4.0 MATE e Porteus 4.0 Openbox para computadores 64-bit ou 32-bit agora mesmo através da página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux