Lançada placa HAT Power-over-Ethernet para o Raspberry Pi 3 Model B+ de U$$ 20

Foi lançada um placa HAT Power-over-Ethernet para o Raspberry Pi 3 Model B+ de U$$ 20. Confira os detalhes, a utilidade e o preço desse novo complemento.


O Raspberry Pi é um fenômeno, um pequeno computador que abre inúmeras possibilidades de utilização. Ele pode ser usado para criar novos equipamentos ou simplesmente para aprender computação.
Lançada placa HAT Power-over-Ethernet para o Raspberry Pi 3 Model B+ de U$$ 20

Mais impressionante mesmo foi o surgimento de todo um mercado de acessórios e complemento para esse mini computador. E todo dia surge um novo item que promete deixar o Raspberry Pi ainda mais completo.

Lançada placa HAT Power-over-Ethernet para o Raspberry Pi 3 Model B+ de U$$ 20

A Raspberry Pi Trading lançou uma placa HAT Power-over-Ethernet de U$$ 20 para o Raspberry Pi 3 Modelo B+ que oferece até 15W e vem com um pequeno ventilador.

Esse HAT Power-over-Ethernet foi prometido na época do lançamento do SBC Raspberry Pi 3 Model B+.

O “Raspberry Pi PoE HAT” custa U$$ 20 e é compatível com 802.3af, permite a entrega de até 15W em relação à porta GbE baseada em USB do RPi 3 B+, sem reduzir a largura de banda da porta até 300Mbps.

Talvez por causa do crescimento de aplicativos de IoT nos quais equipamentos incorporados devem ser colocados em locais remotos, tem-se observado um aumento no uso de PoE em equipamentos embarcados no últimos anos.

Afinal, é mais barato e fácil alimentar e inicializar dispositivos remotos via cabo Ethernet do que estender as linhas elétricas.

Com a ajuda da função de inicialização PXE aprimorada do RPi 3 B+, que permite a inicialização pela rede,”agora você pode dispensar não apenas a fonte de alimentação, mas também o cartão SD, tornando a implantação ainda mais barata para um sistema baseado em Raspberry Pi em sua fábrica ou local de trabalho”, escreveu Roger Thornton no anúncio.

O Raspberry Pi PoE HAT possui uma fonte de alimentação comutada totalmente isolada com 37-57V DC, entrada de classe 2 e saída de 5V/2.5A DC.

O HAT se conecta ao conector de 40 pinos e ao novo cabeçalho de 4 pinos específico do PoE introduzido com o B+, localizado perto das portas USB.

Para ativar o PoE, você precisa de um equipamento de fornecimento de energia, que seja “fornecido pelo seu switch de rede ou com injetores de energia em um cabo Ethernet”, escreve Thornton.

Raspberry Pi PoE HAT com RPi 3 B+ (esquerda) e close-up de cabeçalho de 4 pinos em B+ entre as portas USB e o conector GPIO de 40 pinos.

O PoE HAT é fornecido com uma ventoinha brushless de 25 x 25 mm para resfriar o Broadcom SoC.

Parece que o produto não foi criado por causa de algum calor adicional gerado pelo PoE. Em vez disso: “Nós vemos o produto como um componente útil para sistemas de construção de pessoas que podem estar em ambientes mais difíceis”, escreve Thornton.

O ventilador é conectado via I2C e controlado por um chip Atmel MCU. Essa configuração liga o ventilador automaticamente quando o SBC atinge um certo limite de temperatura, um truque que requer o mais recente sudo rpi-update firmware.

Você pode adicionar outra placa HAT na parte superior do ventilador com a ajuda de alguns header de passagem para o GPIO de 40 pinos e o header de 4 vias para expor os pinos do outro lado do PoE HAT.

A Raspberry Pi Trading recomenda o header de 2 × 20 pinos da Pimoroni e de 4 vias da RS e element14.

O SBC Raspberry Pi 3 Modelo B+ baseia-se no design do RPi 3 Modelo B com um Broadcom SoC quad-core mais rápido, de até 1.4GHz, bem como Ethernet (GbE) mais rápida.

Com ele você também obtém várias melhorias no gerenciamento de energia e o mais rápido 802.11ac de banda dupla e Bluetooth 4.2, que vem em um módulo blindado pré-certificado.

Outras informações

O Raspberry Pi PoE HAT já está disponível por U$$ 20 em uma variedade de revendedores. O anúncio pode ser lido no blog do Raspberry Pi, e os links para revendedores pode ser acessado na página do produto.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile