Pineloader permite inicializar vários sistemas operacionais no PinePhone

Se um SO mobile não é o suficiente você, o Pineloader permite inicializar vários sistemas operacionais no PinePhone. Confira os detalhes desse novo software.

O mundo dos telefones Linux está evoluindo tão rápido que provavelmente é apenas uma questão de anos até que finalmente se torne uma alternativa ao Android e iOS.

Pineloader permite inicializar vários sistemas operacionais no PinePhone

Embora seja difícil imaginar agora, o Linux em celulares está ganhando cada vez mais força, com novos projetos que permitem novos recursos que não seriam possíveis nas outras plataformas móveis.

Mais recentemente, o PinePhone recebeu um novo gerenciador de inicialização que permite a inicialização de vários sistemas operacionais Linux no dispositivo.

Pineloader permite inicializar vários sistemas operacionais no PinePhone

Em outras palavras, o chamado Pineloader é um carregador de inicialização múltipla que essencialmente permite que os usuários escolham o sistema operacional que desejam executar ao iniciar o PinePhone.

Uma foto publicada pelo desenvolvedor Danct12 no Twitter mostra o Pineloader em ação, permitindo escolher entre quatro sistemas operacionais diferentes no PinePhone, a saber: Ubuntu Touch, postmarketOS, Sailfish OS e Huong Tram Linux.


A seleção do sistema operacional pode ser feita com o aumento e diminuição do volume, pois o toque não funciona neste menu e, em seguida, a confirmação da seleção é possível com o botão liga/desliga.

Embora para muitos isso não pareça uma grande notícia, na verdade é, especialmente porque um carregador de inicialização múltipla abre as portas para muitos outros projetos baseados em Linux no PinePhone.

Por enquanto, no entanto, o mundo do Linux em telefones ainda parece ser voltado principalmente para usuários avançados, e como dito anteriormente, alguns anos de melhorias ainda são necessários até que se torne uma alternativa ao Android e iOS.

Felizmente, tudo parece estar se movendo na direção certa, então cruzamos todos esses projetos para avançar exatamente como deveriam avançar em primeiro lugar, para que o Linux em celulares possa eventualmente se tornar uma coisa comum.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile