E foi lançado o PHP 8.1, com Fibers, Enumerations, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização dessa linguagem.
PHP é uma das linguagens mais usadas em desenvolvimento de sistemas para a web, e também uma poderosa linguagem para desktop (sim, ela permite cria aplicativos para desktop).
Essa é uma das linguagens de programação de código aberto mais fáceis de aprender. Da mesma forma, o PHP é muito popular e adequado para o desenvolvimento de sites e também pode ser incluído em HTML.
O significado de código aberto é gratuito para todos os programadores que desejam usá-lo. A versão atual do PHP 7, incorporou uma grande otimização na velocidade, consequentemente aumentou seu prestígio. Por outro lado, a última versão do PHP 8.0 traz uma grande atualização.
Agora, o PHP 8.1.0 acaba de ser lançado oficialmente como a mais recente atualização anual de recursos para esta linguagem de programação do lado do servidor amplamente usada.
PHP 8 lançada, ainda mais rápida e com novos recursos
O PHP 8.1 finalmente introduz a noção de “enums” ou enumerações para um tipo personalizado que é um número discreto de valores possíveis. Os enums do PHP podem ser usados em qualquer lugar em que um objeto possa ser usado.
Outro item importante adicionado no PHP 8.1 é o Fibers. Com o PHP Fibers, há suporte para funções interruptíveis de pilha completa que podem ser usadas para lidar com multitarefa cooperativa dentro do PHP. Mais detalhes sobre as fibras do PHP nesta página.
O PHP 8.1 também introduz suporte para propriedades somente leitura para evitar que tais propriedades sejam alteradas após a inicialização. PHP 8.1 também traz tipos de interseção, o tipo de retorno “nunca” para funções que nunca retornam, mas devem sair/lançar uma exceção/não terminar, o modificador final para constantes de classe, novas funções fsync, array_is_list() e notação numeral octal explícita.
Para obter mais informações sobre o PHP 8.1, visite o anúncio oficial.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do PHP nas principais distribuições Linux, use o gerenciador de pacotes de sua distro ou um desses tutoriais:
Como instalar o PHP 8 no Ubuntu e sistemas derivados
Como instalar o PHP 8 no CentOS 8 e sistemas derivados
Como instalar o PHP 8 no Debian e sistemas derivados