Após 3 anos em desenvolvimento, a equipe Peppermint anunciou o Peppermint 11. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Peppermint OS é uma empresa de software, fundada em 2010 e originalmente sediada em Asheville, Carolina do Norte, mas agora operando fora da Cornualha, Inglaterra.
Inicialmente, o Peppermint OS era uma distribuição Linux baseada no Lubuntu que visa ser extremamente rápida e fácil nos recursos do sistema. Empregando o navegador específico do site, o Peppermint se integra perfeitamente a aplicativos na nuvem e na Web.
Os outros recursos da distribuição incluem atualizações automáticas, fácil instalação passo a passo, interface elegante e fácil de usar e maior mobilidade, integrando-se diretamente aos aplicativos baseados na nuvem.
A distribuição emprega um ambiente de desktop híbrido LXDE/Xfce, combinando a sessão lxde do LXDE com o painel e o menu de aplicativos do Xfce.
Agora, quase três anos após o lançamento do Peppermint OS 10, a comunidade por trás dessa distribuição GNU/Linux baseada no Ubuntu lançou uma nova versão principal, o Peppermint OS 11.
Novidades do Peppermint OS 11
A maior mudança no Peppermint OS 11 é o fato de que a distribuição não é mais baseada no Ubuntu, mas no sistema operacional Debian GNU/Linux.
Mais especificamente, esta versão é construída em cima da versão Debian 11 Bullseye e vem com a série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo.
Outra grande mudança no Peppermint OS 11 é a mudança para o ambiente de desktop leve Xfce 4.16 em vez do LXDE, que era o ambiente de desktop padrão das versões anteriores do Peppermint OS.
Há também várias alterações na seleção de software padrão em comparação com a versão do Peppermint OS 10.
Por exemplo, Nemo é usado como gerenciador de arquivos padrão em vez de Thunar, há um conjunto simplificado de ícones e temas Xfce, e Calamares é usado como instalador gráfico padrão em vez do Ubiquity do Ubuntu.
Esta versão também apresenta dois novos aplicativos, o aplicativo Welcome to Peppermint que permite personalizar rapidamente o Peppermint OS instalando software extra e um navegador padrão (não há navegador instalado por padrão), bem como o Peppermint Hub, uma ferramenta que combina Configurações do Peppermint e Centro de Controle para gerenciamento do sistema.
Entre outras mudanças dignas de nota, o lançamento do Peppermint OS 11 introduz o hblock, um bloqueador de anúncios baseado em terminal que você pode ativar ou desativar a qualquer momento, um conjunto mínimo de papéis de parede da área de trabalho e habilita o Num Lock por padrão, o que pode afetar alguns layouts de teclado de laptop.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Peppermint OS 11
A imagem ISO do Peppermint OS 11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux