Penkesu Computer, um mini laptop DIY que usa um Rasberry Pi Zero 2 W

Conheça o Penkesu Computer, um mini laptop DIY que usa um Rasberry Pi Zero 2 W, projetado pelo desenvolvedor do tablet Open Source CutiePi.

O desenvolvedor por trás do tablet Open Source CutiePi está mirando no espaço do laptop com um novo mini-laptop DIY, o Penkesu Computer.

Penkesu Computer, um mini laptop DIY que usa um Rasberry Pi Zero 2 W

Penkesu Computer, um mini laptop DIY que usa um Rasberry Pi Zero 2 W

O Penkesu Computer possui uma tela widescreen de 7,9 polegadas, um teclado mecânico ortolinear de 48 teclas e usa um Raspberry Pi Zero 2 W como cérebro. Você ainda não pode comprar um, mas pode encontrar tudo o que precisa para criar o seu próprio na página GitHub de Penk.

A lista de peças inclui uma tela LCD IPS de 1280 x 400 pixels de 7,9 polegadas com suporte para entrada de toque capacitivo), um estojo impresso em 3D (que usa dobradiças de substituição do Gameboy Advance SP para manter a tampa e o corpo juntos), um Li-Po de 3,7 V bateria e fonte de alimentação e um teclado personalizado que inclui:

  • 48 x interruptores Choc V1 de baixo perfil Kailh
  • 48 x teclas de baixo perfil MBK Choc
  • 48 x diodos 1N4148
  • 1 x Arduino Pro Micro
  • 1 x placa de circuito impresso personalizada

Penk fornece o arquivo gerber para o PCB do teclado e um arquivo de firmware QMK e há instruções de montagem no GitHub.

Mas como tudo é de código aberto, você pode modificar os designs ou usar peças diferentes que atendam melhor às suas necessidades.

Alimentando a coisa toda está o computador de US $ 15 da Raspberry Pi com um processador ARM Cortex-A53 quad-core de 1 GHz ARM e 512 MB de RAM.

Isso significa que o pequeno computador deve suportar a maioria dos sistemas operacionais e softwares compatíveis com a execução em dispositivos Raspberry Pi correspondentes a essas especificações.

Penk diz que “não há planos imediatos de vender kits ou tornar a Penkesu Computer produzível em massa”, mas isso não descarta a possibilidade de você poder comprar um em algum momento no futuro, em vez de fazer o seu próprio.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile