E foi lançado o PeerTube 4 com visualização em tabela de todos os vídeos, e mais. Confira todas as novidades dessa importante atualização.
PeerTube é um software de código aberto que permite que qualquer pessoa execute seu próprio site de tubo (como o YouTube) com muita facilidade.
Todos os sites que todos administram podem conversar uns com os outros, e as pessoas com contas em um podem interagir com pessoas em outros. Resumindo, PeerTube é uma rede de sites de tubos.
PeerTube é descentralizado pela maioria das definições úteis da palavra. Qualquer um pode executar sua própria instância PeerTube, e as instâncias podem seguir (ou “conectar-se”) umas às outras para formar um todo maior. Esta não é uma opção que você tem no YouTube.
Quando você assiste a um vídeo no PeerTube, os dados virão da instância que hospeda o vídeo, qualquer outra instância que segue essa instância e tem redundância habilitada e outras pessoas assistindo o vídeo ao mesmo tempo que você.
Agora, os desenvolvedores do PeerTube finalmente lançaram o PeerTube 4.0.
Novidades do PeerTube 4
O PeerTube 4.0 vem com personalização de canal, pesquisa de listas de reprodução, página inicial de instância personalizada e mais filtros de vídeo!
A grande novidade no PeerTube 4.0 é a visualização em tabela de todos os vídeos de uma instância. Facilita a administração e moderação de instâncias, permitindo que você selecione um lote de vídeos para aplicar a mesma ação em massa: exclua, bloqueie, transcodifique ou exclua um determinado formato de vídeo, etc.
Além disso, os recursos de filtro avançados facilitam esse processamento em massa, distinguindo entre vídeos locais e remotos ou classificando por data de publicação, por exemplo.
Com PeerTube 4.0, os criadores de conteúdo também poderão se beneficiar de recursos para gerenciar melhor todos os vídeos em seus canais PeerTube ou visualizar seus assinantes. Por enquanto, essa visualização do assinante é básica e não permite (muita) ação.
Entre outras mudanças dignas de nota, esta versão vem com suporte para resolução de vídeo 144p. Isso é amigável para largura de banda muito baixa e pode ser muito útil para conexões fracas, transmissões de áudio ou vídeos em que você não precisa ver detalhes muito pequenos.
Nos bastidores, a configuração, o código e a API (que permite que outro software interaja com o PeerTube) no PeerTube 4.0 também foram revisados, alterados e aprimorados.
Por último, mas não menos importante, é importante notar que se você é um usuário que deseja atualizar de uma versão mais antiga do PeerTube para o mais recente PeerTube 4.0, você precisa executar manualmente um script de migração (pode ser executado após sua atualização, enquanto seu A instância do PeerTube está em execução) para migrar o nome dos arquivos HLS.