Foi lançado o Parted Magic 2017_06_12 com ótimas novidades e correções. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
Parted Magic tem como base o software GParted e por isso, pode lidar com tarefas de particionamento com facilidade. Em formato Live, ela podem ser usada para inicializar um computador (sem precisar instalar nada), fazer algumas tarefas de particionamento e depois voltar a usar o sistema original.
Ou seja, uma mídia live do Parted Magic pode ser usado para gerenciar partições via GParted, além de salvar um arquivo perdido com o TestDisk.
Por conta do seu foco em particionamento, Parted Magic suporta os seguintes sistemas de arquivos: btrfs, ext2, ext3, ext4, fat16, fat32, hfs, hfs+, jfs, linux-swap, ntfs, reiserfs, reiser4 e xfs (e outros não citados). Além disso, ele traz diversos softwares úteis (por exemplo, Partimage, TestDisk, Truecrypt, Clonezilla, G4L, SuperGrubDisk, ddrescue, etc …).
Com essa distribuição você pode formatar discos rígidos internos e externos, além de mover, copiar, criar, apagar, expandir e encolher partições do disco rígido.
Também é possível clonar seu disco rígido, para criar um backup completo, testar discos rígidos para o fracasso iminente, testa a memória para os setores defeituosos, fazer uma avaliação de desempenho, apagar todo o disco rígido, acessar sistemas com problemas de inicialização, para resgatar dados importantes.
Novidades do 2017_06_12
O último snapshot do Parted Magic, versão 2017_06_12, apresenta algumas alterações, incluindo a adição do aplicativo de transferência de arquivos Filezilla. Mas não setrata apenas de uma adição: o FileZilla passa a substituir o gFTP.
Parted Magic agora é fornecido com uma lupa de tela. O kernel do Linux foi atualizado para 4.11.4 e inclui os drivers do ZFS Linux. Clonezilla foi atualizado para 3.25.11 e testado por Steven Shiau. E, como sempre, esta versão inclui componentes X.Org atualizados e correções de segurança, além dos novos lançamentos do Wxfixboot 2.0.1 e do Ddrescuegui 1.7.1.
Parted Magic 2017_06_12 traz o X.Org Server 1.19.3, Clonezilla 3.25.11, ntfs-3g 2017.3.23, Mesa 13.0.6, Mozilla Firefox 52.1.0esr, Flashplayer plugin 25.0.0.171, Samba 4.4.14, OpenSSH 7.4p1, FreeType 2.6.3.
Conheça melhor a distribuição Parted Magic
Para saber mais sobre a distribuição Parted Magic, clique nesse link.
Baixe e experimente o Parted Magic 2017_06_12
A imagem ISO do Parted Magic 2017_06_12 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux