Pardus 17.4 lançado – Confira as novidades e baixe

O projeto Pardus anunciou o lançamento de uma atualização do seu sistema, o Pardus 17.4. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


Pardus é uma distribuição Linux turca baseada no Debian, que é desenvolvida conjuntamente pelo Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia (TÜBİTAK) e pelo Centro Nacional de Informação e Rede Acadêmica (ULAKBİM).
Pardus 17.4 lançado – Confira as novidades e baixe

Muito antes de desenvolver sua própria identidade, essa distribuição começou sua vida como um projeto baseado em Gentoo. Desde o final de 2012, a distribuição, desenvolvida em duas agências separadas como edições “Corporate” e “Community” baseadas no Debian.

Novidades do Pardus 17.4

Pardus 17.4 é uma compilação atualizada do conjunto de distribuição baseado em Debian do projeto para desktops e servidores.

Como os lançamentos anteriores da série 17.x, este também vem em duas variantes de desktop que incluem o Xfce ou o Deepin Desktop Environment (DDE).

Ele oferece várias melhorias, bem como atualizações de estabilidade e segurança para mais de 300 pacotes. O software atualizado inclui o Firefox 60.3.0, o Thunderbird 60.2.1, o VLC 3.0.3 e o LibreOffice 6.1.3. O pacote do servidor OpenSSH agora está instalado por padrão.

Outras mudanças incluem: melhor desempenho devido a otimizações de pacotes, correção de vários bugs que alguns usuários encontraram em interfaces gráficas, correções na instalação sem Internet que anteriormente resultaram em corrupção pós-instalação de listas de recursos e uma mudança no fundo padrão da tela de inicialização.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Pardus 17.4

Os usuários existentes do Pardus não precisam fazer o download desta versão, pois todas as atualizações já foram aplicadas aos seus sistemas: Basta atualizar.

Quem quiser fazer uma instalação a partir do zero, a imagem ISO do Pardus 17.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile