Conheça o OURphone, um smartphone Linux com Raspberry Pi DIY (Do It Yourself, ou, faça você mesmo). Confira os detalhes desse interessante dispositivo.
As pessoas têm usado computadores Raspberry Pi para construir smartphones e outros dispositivos móveis por quase tanto tempo quanto o hardware Raspberry Pi existe.
Mas o novo OURphone do desenvolvedor Evan Robinson é uma nova versão que faz um trabalho impressionante ao equilibrar recursos, preço e design de código aberto.
OURphone, um smartphone Linux com Raspberry Pi DIY
Primeiramente, ele é meio grosso. O OURphone combina um Raspberry Pi 3 com uma tela sensível ao toque de 4 polegadas, um modem 4G e uma caixa cortada de uma folha de compensado.
O custo total das peças é de cerca de US$ 200, embora os designs possam ser adaptados para adicionar uma tela melhor, um processador mais rápido ou outras atualizações.
Robinson descreve o processo de construção, bem como os objetivos do projeto em um repositório GitHub, onde você também encontrará arquivos de design e software que permitem usar o sistema operacional Raspbian baseado em Linux um pouco mais como um sistema operacional de smartphone.
Provavelmente, a primeira coisa que salta sobre esta construção é seu design bastante robusto. Com 160 x 90 x 30 mm (6,3″ x 3,5″ x 1,2″), é mais espesso que a maioria dos smartphones modernos (e a maioria dos laptops modernos).
Mas o lado positivo desse design é que há espaço para colocar um Raspberry Pi Modelo B inteiro dentro do gabinete sem a necessidade de cortar nenhuma porta ou fazer modificações significativas.
Outro fator limitante para a construção de Robinson é a tela. A tela sensível ao toque resistiva de 4 polegadas e 800 x 480 pixels parece algo dos primeiros dias da era do smartphone.
Embora as telas de toque resistivas não sejam tão fáceis de usar quanto as telas de toque capacitivas encontradas na maioria dos smartphones lançados nos últimos 15 anos, elas funcionam bem com uma caneta passiva.
E isso pode ser útil se você estiver usando um sistema operacional como o Raspbian, projetado para entrada de teclado e mouse em vez de toque, pois pode ser mais fácil atingir pequenos pontos na tela com uma caneta.
Dito isso, o roteiro de Robinson para melhorias futuras já inclui uma tela sensível ao toque maior com suporte a toque capacitivo.
Também no roteiro? Personalize ainda mais o Raspbian para torná-lo mais amigável ao toque ou mude para um sistema operacional diferente (possivelmente uma das muitas distribuições móveis do Linux projetadas para telefones, como postmarketOS, Mobian ou Ubuntu Touch).
Você pode encontrar mais detalhes sobre o OURphone, bem como tudo o que precisa para criar o seu, no GitHub.
Ou você pode simplesmente comprar um PinePhone se estiver procurando por um telefone com preço semelhante que execute sistemas operacionais baseados em Linux, mas que caiba mais facilmente no seu bolso e não exija montagem.