Procurando levar opções ao tradicional formato Opera é o primeiro navegador a suportar URLs somente emoji. Confira!
O primeiro site foi lançado há mais de três décadas e, embora tenhamos visto muitas mudanças na web desde então, uma coisa permaneceu praticamente constante: você acessa sites digitando uma sequência de letras e números em seu site navegador ou clicando em um marcador ou link.
Mas os fabricantes do navegador Opera dizem que agora há outra maneira: você pode usar emoji.
Opera é o primeiro navegador a suportar URLs somente emoji
Sim. O Opera é o primeiro navegador a suportar URLs somente emoji. A Opera diz que o novo recurso vem por meio de uma parceria com a Yat, uma empresa que permite aos usuários criar uma sequência personalizada de emojis que podem levá-lo a um site personalizado do Yat ou redirecioná-lo para outra página.
Até agora, a maneira de chegar a esses sites era digitar y.at/, mas agora você pode soltar as letras e símbolos e usar apenas o emoji. Basta abrir o navegador móvel ou desktop Opera, digitar alguns caracteres emoji na barra de endereço e pronto.
Isso é mais rápido, mais fácil ou melhor do que digitar caracteres alfanuméricos de alguma forma? Eu não faço ideia.
Suponho que pode ser mais fácil para algumas pessoas que falam emoji como se fossem uma língua nativa lembrar uma combinação desses caracteres do que uma sequência de letras e números.
Se essa moda pegar, em breve muitos domínios poderão entrar nessa onda. Por exemplo, a cantora Kesha já criou um endereço no Yat — basta pesquisar por y.at/??? no Opera.
Mas, principalmente, parece mais uma maneira pela qual o Opera está tentando diferenciá-lo de navegadores mais populares, como Chrome, Safari, Edge e Firefox.
Por fim, a novidade está disponível para o Opera nas plataformas iOS, iPadOS, macOS e outros sistemas operacionais.