openSUSE Tumbleweed 20171121 lançado – Confira as novidades

E foi lançado o openSUSE Tumbleweed 20171121. Confira as novidades desse snapshot, outros detalhes e descubra onde baixar as imagens ISO.


A primeira semana de novembro trouxe novos recursos para o openSUSE Tumbleweed com um snapshot incluído o Kernel Linux v4.14.
openSUSE Tumbleweed 20171121 lançado – Confira as novidades

As características novas como o suporte do HDMI Consumer Electronics Control para Raspberry Pi e a fusão do Heterogeneous Memory Management para a linha principal deste kernel da suporte a longo prazo tornando ele promissor.

A distribuição de rolling do openSUSE produziu quatro snapshots para o openSUSE Tumbleweed esta semana e trouxe muitos outros brindes.

Superando o último snapshot o atual 20171121, vem com atualização para versão de serviço do mono-core v5.4.1. O Mono, que é a implementação Open Source do .NET Framework da Microsoft com base nos padrões ECMA para C# e o Common Language Runtime, forneceu diversas correções de bugs.

A limpeza de código no setup.py foi disponibilizada com a atualização para o python-ldap v2.5.2. A ferramenta de administração e depuração para o sistema de arquivos XFS tinha uma enorme quantidade de atualizações para o xfsprogs v4.13.1, que conta com novos auxiliares de pesquisa de extensão.

O snapshot 20171120, que fornecia o Kernel v4.14, tinha versões atualizadas para o programa de pesquisa IP GeoIP e a biblioteca Expat. O GeoIP v1.6.11 forneceu uma correção para o uso de um ponteiro NULL ao abrir um banco de dados corrompido com GeoIP_open e o Expat v2.2.5 forneceu várias correções, incluindo uma correção de segurança.

O editor de texto GNU nano apresenta agora a capacidade de gravar e reproduzir as teclas com a versão v2.9.0 e o python-setuptools v36.7.2 teve correção no teste de detecção devido duplicata no Python 3.

Os usuários do KDE receberam esta semana aplicativos do KDE 17.08.3 nos snapshots 20171117 e 20171116. As mais recentes aplicações da Comunidade KDE incluem bugfixes, melhorias para o Kontact, Ark, Gwenview, KGpg, KWave, Okular e Spectacle. o Okular já não trava após determinados trabalhos da rotação e o arquivador Ark preserva agora datas da modificação do arquivo ao extrair arquivos ZIP.

Os utilitários do sistema de arquivos para manter os sistemas de arquivos ext2, ext3 e ext4, e2fsprogs, foram atualizados para a v1.43.7 com correções de manipulação de erros na repetição periódica, bem como traduções atualizadas. A substituição da biblioteca NIS que costumava estar na GlibC, libnsl v1.2.0, tornou o código mais portátil.

O Mozilla Firefox Quantum v57.0, que tem uma interface redesenhada, chegopu no snapshot 20171116. O novo navegador tira proveito total do poder de processamento em dispositivos modernos, de acordo com as notas de lançamento.

Além dos vários aplicativos atualizados para v17.08.3 lançados no snapshot 20171116, o KDE framworks v5.40.0 também chegou no snapshot fornecendo correções de funcionalidade em servidores.

Entre outros pacotes atualizados no snapshot estavam o oython-jedi v0.11.0, python-kiwi v9.11.17 e rsyslog v8.30.0, que agora manipula variáveis (JSON) de forma case-insensitive e corrige a corrupção de memória durante a análise de configuração.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Conheça melhor a distribuição openSUSE Tumbleweed

Para saber mais sobre a distribuição openSUSE Tumbleweed, clique nesse link.

Baixe e experimente o openSUSE Tumbleweed 20171121

A imagem ISO do openSUSE Tumbleweed 20171121 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Deixe um comentário

Sair da versão mobile