Muitos instalam o sistema do camaleão pensando apenas no desktop, mas na verdade, o openSUSE Leap é para gamers, desenvolvedores e servidores.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
openSUSE Leap 42.3 é um marco na história do sistema. Com esta versão, podemos ver que a versão comunitária está agora ainda mais alinhada com o “núcleo compartilhado” do SUSE Linux Enterprise (SLE) 12 Service Pack 3.
A nova distribuição ‘camaleão’ do Linux continua a adequação particular do sistema operacional para a implantação como um sistema operacional para servidor.
Isso é porque o openSUSE Leap 42.3 oferece uma opção de instalação para servidores durante a instalação.
Server OS
O que é um sistema operacional para servidor neste caso?
Sem ambiente gráfico, a instalação do Leap fica pronta rapidamente para gerenciar funções de rede, tais como, servidor para impressão, controlador de domínio, servidor web e servidor de arquivos.
“Este lançamento do openSUSE Leap é bastante adequado para servidores, graças a seu perfil de instalação para servidores e seu completo instalador de modo texto, incluindo todas as opções do YaST mas sem um ambiente gráfico”, observa a equipe de desenvolvimento.
Cadeia de Ferramentas DevOps
O Leap e o projeto openSUSE também são construídos para fornecer cadeias de ferramentas para DevOps.
De acordo com as notas do projeto, “Microservices com o Leap oferece escalabilidade e entrega contínua através do Docker e do Kubernetes bem como configurações fáceis com Salt, Ansible e outras tecnologias openSUSE”.
O Leap também fornece as ferramentas, linguagens e bibliotecas para desenvolvimento e engenharia de software sustentável. As versões prontas para empresas do Python, Ruby, Perl, Go, Rust, Haskell e PHP, estão todos disponíveis no Leap.
Para Jogos
O Gaming no Linux também recebe um impulso aqui.
Aqui vemos que openSUSE Leap 42.3 fornecendo um sistema estável para executar a plataforma de Steam. Para executar jogos ainda não disponíveis no Linux, o Wine e PlayOnLinux também estão incluídos nesta versão.
O projeto openSUSE emitiu um “Obrigado” a todos os colaboradores, dentro e fora do projeto, “todo o seu trabalho duro e contribuições são apreciados pela comunidade de usuários de código aberto em todo o mundo. Acreditamos que o Leap é a distribuição Linux ideal para desenvolvedores, administradores e usuários. Esperamos que você se divirta muito com ele e estamos ansiosos para trabalhar com você na próxima lançamento ou no Tumbleweed”.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Linux Mint 18.3 KDE e Xfce lançados – Confira as novidades e baixe
- openSUSE Leap é para gamers, Desenvolvedores e Servidores
- Conhecendo distribuições interessantes que podem ser úteis – Tiny Core
- Instale o pacote de ícones FFW-Fast-Forward no Ubuntu