openSUSE Leap 15 lançado – Confira as novidades e baixe

O projeto openSUSE anunciou a disponibilidade da nova versão do seu sistema operacional, o openSUSE Leap 15. Confira as novidades e descubra onde baixar.


OpenSuSE é um projeto comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em todos os lugares, este programa oferece acesso gratuito e fácil ao openSUSE, uma distribuição Linux completa.
openSUSE Leap 15 lançado – Confira as novidades e baixe

OpenSUSE Leap é uma nova maneira de construir o openSUSE e é um novo tipo de distribuição Linux híbrida.

O Leap usa a fonte do SUSE Linux Enterprise (SLE), o que dá ao Leap um nível de estabilidade inigualável por outras distribuições do Linux e combina isso com os desenvolvimentos da comunidade para oferecer aos usuários, desenvolvedores e administradores de sistemas a melhor experiência Linux estável disponível.

Novidades do OpenSuSE Leap 15

Baseado no SUSE Linux Enterprise (SLE) 15, o OpenSuSE Leap 15 vem com todos os recursos corporativos que os usuários avançados e profissionais de TI precisam, incluindo a capacidade de migrar as instalações do openSUSE Leap 15 para o SUSE Linux Enterprise 15 no final deste ano.

Isso fornece aos integradores de sistema e administradores as ofertas de suporte, certificações e implantações em massa de longo prazo de um sistema operacional corporativo.

Sobre o lançamento, Douglas DeMaio, do openSUSE Project, disse o seguinte:

“O principal lançamento do openSUSE Leap 15 é oferecer aos usuários profissionais, empreendedores e ISVs (Independent Software Vendors) uma base de código nova, reforçada e sólida para suas cargas de trabalho que suportam hardware moderno, baseado em open-open estável e baseado em comunidade. fonte de distribuição Linux – mas desenvolvido com um sistema de construção open-source moderno, mais seguro, melhor testado e muito mais aberto, exclusivo do SUSE e do openSUSE.”

Destaques do openSUSE Leap 15
Os principais destaques do sistema operacional openSUSE Leap 15 incluem um novo particionador implementado no instalador, integração com o conjunto de aplicativos de groupware de código aberto Kopano, Firewalld como ferramenta de gerenciamento de firewall padrão, novas funções de servidor “servidor” e “servidor transacional”. com sistema de arquivos raiz somente leitura e atualizações transacionais, otimizações de nuvem e uma aparência totalmente nova que está estreitamente alinhada com o SUSE Linux Enterprise.

O openSUSE Leap 15 também aprimora as ferramentas de configuração e configuração do sistema do YaST (Yet another Setup Tool) e do AutoYaST e atualiza vários de seus componentes para novas versões.

Entre eles, podemos mencionar o kernel Linux 4.12, ambientes de desktop KDE Plasma 5.12 LTS e GNOME 3.26, suíte de escritório LibreOffice 6.0, navegador Mozilla Firefox 60, e-mail e cliente de notícias Mozilla Thunderbird 52, media player VLC 3.0, OpenSSL 1.1.0, PHP 7 e systemd 234.

Os usuários existentes do openSUSE Leap agora podem atualizar para o lançamento do openSUSE Leap 15, mas para novas implantações, você terá que baixar as imagens de instalação do openSUSE Leap 15.

O openSUSE Leap 15 funciona apenas com arquiteturas de hardware de 64 bits (x86_64), mas o suporte para as arquiteturas ARM64 (AArch64) e POWER é esperado em breve.

A série openSUSE Leap 15 será mantida com atualizações de segurança pelos próximos três anos.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o OpenSuSE Leap 15

A imagem ISO do OpenSuSE Leap 15 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente:

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile