Ludwig Nussel anunciou a disponibilidade de um novo instantâneo da próxima versão de desenvolvimento do sistema operacional do projeto, o openSUSE Leap 15 beta. Confira as novidades e descubra onde baixar.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em todos os lugares, este programa oferece acesso gratuito e fácil ao openSUSE, uma distribuição Linux completa.
OpenSUSE Leap é uma nova maneira de construir o openSUSE e é um novo tipo de distribuição Linux híbrida. O Leap usa a fonte do SUSE Linux Enterprise (SLE), o que dá ao Leap um nível de estabilidade inigualável por outras distribuições do Linux e combina isso com os desenvolvimentos da comunidade para oferecer aos usuários, desenvolvedores e administradores de sistemas a melhor experiência Linux estável disponível.
O projeto openSUSE tem três objetivos principais:
- Tornar o openSUSE o Linux mais fácil para qualquer um obter e a distribuição Linux mais amplamente utilizada;
- Aproveitar a colaboração de código aberto para tornar o openSUSE o ambiente de desktop e desktop mais utilizável do mundo para usuários de Linux novos e experientes;
- Simplificar e abrir dramaticamente os processos de desenvolvimento e empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma de escolha para desenvolvedores e fornecedores de software Linux.
Novidades do openSUSE Leap 15 beta
O novo instantâneo, o openSUSE 15.0 (Build 109.3), é parte de uma série de lançamento de instantâneos de desenvolvimento, e é considerado uma versão beta.
OpenSuSE Leap 15 beta vem com o kernel Linux 4.12 (a versão de suporte de longo prazo). As versões beta do OpenSuSE Leap apresentam um novo visual, baseado na versão beta do próximo ambiente de desktop KDE Plasma 5.12 LTS. O openSUSE Leap 15 é baseada no próximo sistema operacional SUSE Linux Enterprise 15.
Como tal, o sonho do projeto openSUSE de ter um esquema de versão em sincronia com o SLE (SUSE Linux Enterprise) está finalmente se tornando uma realidade com o lançamento do openSUSE Leap 15, que deverá ser lançado em maio. Até o lançamento final, o openSUSE Leap 15 seguirá um modelo de desenvolvimento contínuo.
Em relação a isso, Ludwig Nussel afirmou que:
“Tal como acontece com [Leap] 42.3, o Leap 15.0 também usará um modelo de desenvolvimento contínuo até sua construção final. Isso significa que não há marcos concretos, mas novas construções assim que o OpenQA der a luz verde. Todos são incentivados a baixar as compilações atuais e ajudar a testar”.
A versão final do openSUSE Leap 15 será lançada com outros dois principais recursos, além do kernel Linux 4.12 e do KDE Plasma 5.12 LTS, ele virá com o sistema de gerenciamento de pacotes RPM 4.14 que foi incluído recentemente no OpenSUSE Tumbleweed e o subvolume combinado /var para novas instalações.
Se quiser ajudar o projeto, você está convidado a fazer o download dos instantâneos do openSUSE Leap 15 Beta , instalá-lo e testá-lo em seu computador pessoal e dar feedback aos desenvolvedores, que se reunirão na conferência openSUSE em Praga em torno do lançamento final do openSUSE Leap 15.
O lançamento Release Candidate (RC) do openSUSE Leap 15 deverá chegar em abril ou início de maio, e a equipe disse que um ano após o lançamento do openSUSE Leap 15.0, o lançamento do primeiro ponto, openSUSE Leap 15.1, será baseado em SLE15SP1 (SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 1).
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Conheça melhor a distribuição openSUSE Leap
Para saber mais sobre a distribuição openSUSE Leap, clique nesse link.
Baixe e experimente o openSUSE Leap 15 beta
A imagem ISO do openSUSE Leap 15 beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente:
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux