OpenMandriva 4.1 lançado com kernel, Plasma 5.17.5 e LibreOffice 6.4.0

E finalmente foi lançada a versão final do OpenMandriva 4.1 com kernel, Plasma 5.17.5 e LibreOffice 6.4.0, e mais.Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

OpenMandriva é uma distribuição Linux para desktop e servidor com todos os recursos, patrocinado pela OpenMandriva Association. Foi baseado no ROSA, um projeto de distribuição Linux russo que vendeu o Mandriva Linux em 2012, incorporando muitas das ferramentas e utilitários originais do Mandriva e adicionando aprimoramentos internos.

OpenMandriva 4.1 lançado com kernel, Plasma 5.17.5 e LibreOffice 6.4.0

O objetivo do OpenMandriva é facilitar a criação, aprimoramento, promoção e distribuição de software livre e de código aberto em geral, e projetos do OpenMandriva em particular.

Agora, poucos dias do lançamento do último Release candidate, finalmente chegou a versão final do OpenMandriva 4.1.

O grupo OpenMandriva Association e Cooker afirma estar muito feliz com este lançamento.

É verdade que isso é comum a qualquer desenvolvedor ou fabricante, mas o OpenMandriva 4.1 chegou 7 meses após a versão anterior com algumas novidades que nos fazem pensar que é uma versão importante, começando com a inclusão do Linux 5.5 que foi lançado recentemente.

Novidades do OpenMandriva 4.1

Essa versão inclui: Linux kernel 5.5, Qt Framework 5.14.1, KDE Plasma Desktop 5.17.5, KDE Frameworks 5.66.0, KDE Applications 19.12.1, LLVM/clang 9.0.1, systemd 244, Java 13, Calamares 3.2.17 , LibreOffice 6.4.0 ….

O OpenMandriva Lx 4.1 agora suporta compactação de pacotes no zstd em vez de xz.

O FFmpeg suporta decodificação av1 via dav1d e nvdec/nvenc para NVIDIA GPU. E o Chromium agora inclui suporte a VAAPI (decodificação de vídeo em vídeo h264/vp9).

O sistema traz a opção Predefinições da área de trabalho ou “Desktop Presets”, uma nova ferramenta para personalizar a aparência da área de trabalho do OpenMandriva Plasma.

Ele também traz a opção Atualizar configuração ou “Update Configuration”, uma nova ferramenta para configurar atualizações automáticas.

Além disso, não estão incluídos na ISO, mas já disponíveis em seus repositórios oficiais, as versões mais recentes de aplicativos populares, como: Firefox 72.0.2, Chromium 79.0.3945.130, Virtualbox 6.1.2, Thunderbird 68.4.1, Gimp 2.10.14 e o Zypper como um gerenciador de pacotes alternativo ou outros desktops.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o OpenMandriva 4.1

As imagens ISO do OpenMandriva 4.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Vale lembrar que as imagens do OpenMandriva Lx 4.1 estão disponíveis em quatro variantes, incluindo “znver1” (otimizado para os atuais processadores AMD) e “clang” (o kernel do Linux é compilado com Clang em vez de GCC);

A imagem tem um peso de 2,7 GB; portanto, para instalá-lo a partir de uma unidade flash USB, precisaremos de uma unidade de pelo menos 4 GB.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile