A Ascênsio informou que o OnlyOffice já tem criptografia End-to-End de documentos baseada em blockchain. Confira os detalhes dessa boa novidade e veja como instalar o software no Linux.
- Como instalar o Streaming music player Nuclear no Linux via Snap
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
ONLYOFFICE é uma plataforma para gestão de projetos e colaboração no trabalho, desenvolvido pela Ascênsio System SIA, um fornecedor de soluções de abertas, situado na Letônia.
Suportando as plataformas de comunicação e compartilhamento de arquivos auto-hospedado NextCloud e ownCloud na nuvem, o ONLYOFFICE Desktop Editors oferece aos usuários uma poderosa suíte de escritório para leitura e edição de documentos, planilhas e apresentações com recursos colaborativos.
OnlyOffice já tem criptografia End-to-End de documentos
Em breve, na versão 5.2.4 do ONLYOFFICE Desktop Editors, o recurso de criptografia End-to-End de documentos (de ponta a ponta), baseada em blockchain, promete permitir que os usuários protejam seus documentos, incluindo arquivos temporários, com uma cifra de bloco assimétrica AES-256, que está sendo usada até mesmo pelo Governo dos Estados Unidos.
Os documentos que podem ser criptografados com o novo recurso de criptografia end-to-end incluem ODT (OpenDocument Text Document) do LibreOffice, DOCX, XLSX e PPTX do Microsoft Office, ODS (OpenDocument Spreadsheet) do Oracle, bem como o arquivo de diagrama de orquestração do processo de negócios ODX, formato usado pelo Microsoft BizTalk Server.
Graças à tecnologia Blockchain, que garante armazenamento e transferência de senhas fortes e seguros, os usuários poderão salvar documentos criptografados com segurança em seus computadores pessoais ou em uma plataforma de nuvem de sua escolha.
Além disso, os usuários também poderão compartilhar com segurança documentos criptografados para coedição em tempo real.
Em um comunicado à imprensa, a responsável pelo ONLYOFFICE disse o seguinte:
“Todos os documentos e entradas do usuário são criptografados no lado do cliente. Portanto, os dados são transferidos para o servidor na forma criptografada e são descriptografados em tempo real no terminal de destino, se o usuário tiver os direitos de acesso apropriados a um documento.”
Antes de sua disponibilidade geral, o novo recurso de criptografia de documento end-to-end pode ser testado enquanto falamos se você baixar a versão mais recente de visualização do desenvolvedor da suíte office ONLYOFFICE Desktop Editors e habilitar o respectivo modo criando uma conta no Parity/Ethereum com base na rede privada ONLYOFFICE.
Para saber mais sobre o novo recurso de criptografia de documento end-to-end e vê-lo em ação, confira o site oficial.
Como instalar ou atualizar o ONLYOFFICE Desktop Editors
Para instalar a versão mais recente do ONLYOFFICE Desktop Editors nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a suíte office ONLYOFFICE no Linux via Snap
Como instalar a suíte office ONLYOFFICE no Ubuntu e derivados
O que está sendo falado no blog
- Red Hat e CentOS receberam uma atualização de segurança do Kernel
- Mozilla Thunderbird 60.5.2 lançado com correções de bugs
- Purism anunciou o PureBoot para ajudar a proteger seus computadores Linux
- Jogo Battle for Wesnoth 1.14.6 lançado com correções e melhorias
- Linux Lite 4.4 RC1 já está disponível para download
- OnlyOffice já tem criptografia End-to-End de documentos baseada em blockchain