Foi lançado o OBS Studio 29 com suporte a teclas de mídia no Linux, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.
Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador para Linux. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.
OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.
Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.
O software OBS Studio é de código aberto e gratuito.
Um programa completo de streaming de software e captura de vídeo disponível para várias plataformas, que é usado por alguns youtubers, professores ou aqueles que fazem transmissões ao vivo no Twitch.
Um software profissional muito completo e totalmente gratuito, com uma versão compatível com Linux como você já sabe.
Esse incrível programa pode ser usado para fazer tutoriais em vídeo e compartilhá-los no YouTube Live, Twitch TV, DailyMotion e etc. Com ele você pode capturar o desktop inteiro ou apenas uma janela, importar vídeo de uma placa de captura e adicionar imagens ou texto.
Agora, os desenvolvedores do OBS Studio lançaram a versão 29, uma atualização importante que adiciona novos recursos e melhorias.
Novidades do OBS Studio 29
O OBS Studio 29.0 chega mais de quatro meses após o OBS Studio 28.0 e apresenta suporte para chaves de mídia no Linux, um filtro equalizador de 3 bandas, um filtro compressor ascendente, Websockets 5.1.0, bem como suporte para criptografia e autenticação para SRT e RIST saídas.
A nova versão também melhora os filtros de vídeo e áudio da NVIDIA adicionando um controle deslizante Mask Refresh e suporte para processamento temporal para mascaramento de melhor qualidade, adiciona a capacidade de silenciar docas de navegador individuais, bem como a capacidade de inspecionar docas de navegador individuais clicando com o botão direito do mouse .
Melhorias também foram trazidas para a ativação do FFmpeg VA-API usando diretamente a biblioteca libva para verificar os recursos do dispositivo, e um novo contador de slides foi adicionado à barra de ferramentas de origem quando uma apresentação de slides de imagem é selecionada.
Entre outras mudanças, o OBS Studio 29.0 define o limite de memória do Replay Buffer para 75% da RAM do sistema instalado em vez de ser fixado em 8 GB, remove a numeração automática nos rótulos Multiview, aumenta a velocidade na qual a taxa de bits dinâmica se recupera após uma queda e altera o padrão Saída Simples NVENC predefinida para P5 para melhor compatibilidade e desempenho.
Claro, muitos bugs foram corrigidos para tornar o OBS Studio mais estável e confiável ao gravar sua tela ou screencasting.
Então, para saber mais sobre essa versão do OBS Studio, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
Para instalar a versão mais recente do OBS Studio nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Flatpak
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Snap
Como instalar o Open Broadcaster no Ubuntu e derivados