Foi lançado o OBS Studio 28.1 com predefinições NVENC atualizadas, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.
Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador para Linux. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.
OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.
Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.
O software OBS Studio é de código aberto e gratuito.
Um programa completo de streaming de software e captura de vídeo disponível para várias plataformas, que é usado por alguns youtubers, professores ou aqueles que fazem transmissões ao vivo no Twitch.
Um software profissional muito completo e totalmente gratuito, com uma versão compatível com Linux como você já sabe.
Esse incrível programa pode ser usado para fazer tutoriais em vídeo e compartilhá-los no YouTube Live, Twitch TV, DailyMotion e etc. Com ele você pode capturar o desktop inteiro ou apenas uma janela, importar vídeo de uma placa de captura e adicionar imagens ou texto.
Agora, o projeto OBS Studio lançou o OBS Studio 28.1 como a primeira grande atualização para a mais recente série 28.x.
Novidades do OBS Studio 28.1
O OBS Studio 28.1 está aqui dois meses após o OBS Studio 28.0 e apresenta predefinições NVENC atualizadas, dividindo-as em três configurações diferentes, a saber, Preset, Tuning e Multipass mode.
O modo Multipass vem com três configurações, a saber, Disabled, Quarter Resolution e Full Resolution, e é usado para determinar se uma segunda passagem é usada na codificação.
Por outro lado, o modo Tuning é usado para determinar se a latência ou a qualidade serão priorizadas durante a codificação e também vem com três configurações, ou seja, alta qualidade, baixa latência e ultra baixa latência.
Além disso, as predefinições NVENC agora são marcadas como P1 a P7 da qualidade mais baixa para a mais alta.
Nas notas de lançamento, os desenvolvedores explicaram:
“Observe que predefinições mais altas podem incorrer em maior uso de GPU, o que pode afetar o desempenho de jogos executados simultaneamente com o OBS. O número de sessões de codificação NVENC simultâneas pode ser menor ao usar as predefinições mais altas. O OBS mapeará automaticamente suas configurações atuais do NVENC para a predefinição mais próxima ao atualizar.”
O OBS Studio 28.1 também possibilita selecionar uma fonte específica para a Câmera Virtual, move a opção “Always on Top” para o menu View e corrige vários bugs que afetam o Blend Method no Studio Mode, a aparência do widget Stats, como bem como jogos Direct3D 9 e Windows Virtual Camera.
Ele também aborda um caso em que a captura de vídeo é escurecida quando a limpeza de luma e a filtragem de escala são habilitadas ao mesmo tempo.
Para usuários do Windows, esta versão adiciona um codificador de hardware NVENC AV1 que atualmente funciona apenas com os formatos de cores NV12 (padrão OBS) e P010 e GPUs NVIDIA GeForce RTX 40 Series.
Então, para saber mais sobre essa versão do OBS Studio, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
Para instalar a versão mais recente do OBS Studio nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Flatpak
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Snap
Como instalar o Open Broadcaster no Ubuntu e derivados