NVIDIA Grace CPU Superchip, um processador ARM de 144 núcleos para data centers

Conheça o NVIDIA Grace CPU Superchip, um processador ARM de 144 núcleos para data centers, com arquitetura de interconexão de NVLink-C2C.

A NVIDIA revelou um novo Grace CPU Superchip para servidores que inclui 144 núcleos de CPU ARM em um único soquete usando o mesmo truque que a Apple usou para seu processador M1 Ultra: juntar dois chips usando uma interface de alta velocidade.

NVIDIA Grace CPU Superchip, um processador ARM de 144 núcleos para data centers

NVIDIA Grace CPU Superchip, um processador ARM de 144 núcleos para data centers

Para o M1 Ultra, a Apple desenvolveu o que chama de arquitetura “UltraFusion”. A NVIDIA chama sua arquitetura de interconexão de NVLink-C2C e diz que suporta larguras de banda “de 900 gigabytes por segundo ou mais”, oferecendo eficiência muito melhor do que uma interface PCIe Gen 5.

Embora o primeiro chip a usar a nova tecnologia NVLink-C2C seja projetado para data centers em vez de dispositivos de consumo, a NVIDIA planeja usá-lo para conectar CPUs, GPUs e outros componentes para “uma nova classe de produtos integrados construídos por meio de chiplets” que oferecem alta largura de banda e densidade, mas baixa latência e consumo de energia.

Quanto ao Grace CPU Superchip, além de 144 núcleos de CPU ARMv9, o chip suporta memória LPDDR5x com largura de banda de 1TB/s e Código de Correção de Erros (ECC). A CPU consome menos de 500 watts enquanto

Sobre o produto, Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, disse que:

“Um novo tipo de data center surgiu – fábricas de IA que processam e refinam montanhas de dados para produzir inteligência. O Grace CPU Superchip oferece o mais alto desempenho, largura de banda de memória e plataformas de software NVIDIA em um chip e brilhará como a CPU da infraestrutura de IA do mundo.”

O Grace CPU Superchip deve ser lançado no primeiro semestre de 2023.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile