O novo tema comunitário do Ubuntu 18.10 se chamará Yaru e dará continuidade ao Suru, seu antecessor. Confira mais detalhes sobre ele.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Como você deve estar ciente, o sistema operacional Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) apresentará novos temas e ícones do sistema por padrão para novas instalações, e esse tema está sendo desenvolvido por vários membros da comunidade Ubuntu, em vez dos funcionários da Canonical.
Communitheme, é o tema personalizado do Ubuntu criado por vários membros da comunidade Ubuntu Linux, e que normalmente está disponível como um pacote Snap.
Novo tema comunitário do Ubuntu 18.10 se chamará Yaru
Até hoje, o tema era conhecido apenas como Communitheme, mas de agora em diante será chamado de Yaru.
O colaborador do Ubuntu, Didier Roche, anunciou o nome e os planos da comunidade do tema que está sendo preparado para o próximo lançamento do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish).
Sobre o tema, Didier Roche disse o seguinte:
“Yaru continua com as influências japonesas do Suru, e seu significado, “fazer” ou “dar” se encaixa perfeitamente com este projeto: Yaru está aqui porque nós fizemos isso, estamos felizes em dar a você para espalhar a cultura do Ubuntu de compartilhamento, e esperamos que ajude você a fazer coisas legais no Ubuntu. O melhor de tudo, até mesmo o nome foi examinado pela comunidade.”
O trabalho sobre o tema Yaru começou há alguns meses quando o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) foi lançado, mas agora está finalmente pronto para se tornar o tema padrão do sistema para o Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish).
A equipe fez um ótimo trabalho para melhorar o Yaru durante estes últimos meses e o tema parece ótimo, nítido, elegante e colorido.
Yaru apresenta um tom caloroso e acolhedor para as barras de cabeçalho, fundo da barra lateral e cores das janelas, botões brilhantes e elegantes, um azul mais discreto para a seleção de texto em vez da laranja intensa usada até agora, notificações mais bonitas e profundidade efeitos, sombras e bordas de janelas e transparência do GNOME Shell, que se parece com os designs do Unity 7 e do Unity 8.
Sob o capô, Yaru é baseado nos temas GNOME Shell e Adwaita, o que torna a manutenção muito mais fácil. Nos próximos dias, o Yaru irá publicar as imagens diárias do sistema operacional Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) para que todos possam testá-lo e enviar feedback aos seus criadores, por isso recomendamos que você teste o mais rápido possível, antes do lançamento do Ubuntu 18.10 no dia 18 de outubro de 2018.
Experimentando o tema comunitário do Ubuntu 18.10 Yaru
Se você é aventureiro e quer sempre seguir as últimas novidades, basta instalar o tema via snap, usando comando
sudo snap install communitheme --edge
Isso é o ideal se você deseja experimentar o novo tema e abrir bugs, corrigir e contribuir para o projeto Communitheme!
Para usuários mais conservadores, mas que ainda querem usar este tema, apenas use o comando abaixo para usar o canal estável:
sudo snap install communitheme
É claro que você pode alternar entre os canais quando quiser atualizar, usando um dos comandos abaixo:
sudo snap refresh communitheme --edge
ou
sudo snap refresh communitheme --stable
Depois de instalar, você pode usar o Gnome-tweak-tool ou Ubuntu-Tweak
, para mudar o tema:Como instalar o Gnome Tweak Tool no Ubuntu e derivados
Veja também
Como instalar o novo tema do Ubuntu 18.04 LTS via Snap