Novo software da Apple abandona o suporte para hardwares mais antigos

Prestes a ser lançado, o novo software da Apple abandona o suporte para hardwares mais antigos, mas apenas alguns. Confira quais são.

A Apple planeja lançar novas versões de seus sistemas operacionais para smartphones, tablets e desktops neste outono, com lançamentos beta do iOS 16 , iPadOS 16 e macOS 13 Ventura programados para serem lançados em julho.

Mas a empresa também está abandonando o suporte para alguns dispositivos mais antigos. Ainda usando um iPhone 7 ou um modelo mais antigo? Sem iOS 16 para você. Um pouco mais surpreendente, porém, o macOS Ventura só será executado em Macs lançados em 2017 ou posterior.

Novo software da Apple abandona o suporte para hardwares mais antigos

Novo software da Apple abandona o suporte para hardwares mais antigos

Tradicionalmente, a Apple tem feito um trabalho muito melhor do que a maioria dos outros fabricantes de telefones quando se trata de oferecer suporte de longo prazo para smartphones mais antigos.

Desta vez, a Apple pode encerrar as atualizações do sistema operacional para duas gerações de telefones (o iPhone 6S e o iPhone 7 eram suportados quando o iOS 15 foi lançado no ano passado).

Mas desde que o iPhone 8 foi lançado em 2017, isso significa que a Apple oferecerá uma grande atualização operacional neste outono para um telefone que existe há cinco anos.

Mas as coisas são um pouco mais estranhas no lado do Mac. A Apple diz que o sistema operacional será executado em:

  • iMac de 2017 ou posterior
  • iMac Pro de 2017 ou posterior
  • MacBook de 2017 ou posterior
  • MacBook Pro de 2017 ou posterior
  • MacBook Air de 2018 ou posterior
  • Mac Mini de 2018 ou posterior
  • Mac Pro de 2019 ou posterior

Isso significa que a Apple continua a oferecer suporte a Macs com chips Intel… mas apenas Macs lançados nos últimos cinco anos. Não seria surpreendente se a Apple acabasse com o suporte para todos os Macs com tecnologia Intel, mas isso ainda não aconteceu.

O que é um pouco surpreendente é que, como aponta a Ars Technica, a empresa desligou o suporte para o Mac Pro 2013 – um computador desktop de alto desempenho que a Apple ainda estava vendendo até 2019.

Então, se você comprou um desses computadores muito caros da Apple há três anos, você não poderá executar a versão mais recente do macOS neste outono.

Vale a pena ter em mente que a Apple não é a única empresa que termina o suporte para computadores com hardware mais antigo.

O Windows 11 tem requisitos de sistema bastante rigorosos, o que significa, entre outras coisas, que também não é oficialmente suportado em computadores lançados antes de 2017.

A situação de atualização parece um pouco melhor para os proprietários de iPad, com a Apple oferecendo atualizações para todos os modelos do iPad Pro, por exemplo.

Isso inclui modelos de primeira geração que foram lançados em 2015. No entanto, se você tiver um modelo não profissional, precisará de algo um pouco mais novo, pois esses são os modelos que suportarão o iPadOS 16:

  • iPad Air, 3ª geração ou posterior (2019)
  • iPad, 5ª geração ou posterior (2017)
  • iPad mini, 5ª geração ou posterior (2019)

Deixe um comentário

Sair da versão mobile