Agora que você já viu o que virá na edição principal do Ubuntu 18.04 LTS, que tal conferir as principais novidades do futuro Ubuntu MATE 18.04 LTS?
- Como alterar o nível de transparência do painel superior no Ubuntu 18.04 ou superior
- Como adicionar um botão Show Desktop no Ubuntu 18.04 ou superior
- Como redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu
- Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 18.04 ou superior
- Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 20.04 LTS (ou superior) e derivados
O Ubuntu MATE é uma distribuição derivada do Ubuntu (aliás, um dos derivados oficiais mais recente). Sua principal diferença do Ubuntu oficial é que ele usa o ambiente de desktop MATE como sua interface padrão, que tem como base o GNOME 2.
O projeto MATE Ubuntu foi fundado por Martin Wimpress e Alan Pope e começou como um derivado não oficial do Ubuntu, usando uma base Ubuntu 14.10 para sua primeira versão. Mas, a partir do Ubuntu 15.04, o sistema passou a ser considerado uma versão oficial do Ubuntu.
A cada lançamento da versão principal do Ubuntu, sai também uma atualização do Ubuntu Mate. E abaixo, você confere as principais novidades do futuro Ubuntu MATE 18.04 LTS.
Confira as principais novidades do futuro Ubuntu MATE 18.04 LTS
Com o lançamento do Ubuntu MATE 18.04 LTS chegando já no próximo mês, você pode estar se perguntando quais novos recursos e mudanças a atualização irá trazer. Bem, não me pergunte mais.
Neste artigo, você conhecerá principais novidades do futuro Ubuntu MATE 18.04 LTS. Confira a seguir.
Novo layout do painel3>
Aqueles que usaram uma versão anterior do Ubuntu MATE notarão a maior mudança desde o início, já que o Ubuntu MATE 18.04 vem com um novo layout de desktop habilitado por padrão.
Mas ninguém deve entrar em pânico, pois o rearranjo não é revolucionário. Na verdade, é realmente bastante familiar… Aliás, “familiar” é o nome dele.
Sim, o Ubuntu MATE 18.04 usa um novo layout de painel que é mais ou menos o mesmo que ele atualmente usa, excluindo uma mudança importante: o applet de menu.
Versões anteriores do Ubuntu MATE usavam o applet do menu do app padrão, que adiciona os menus ‘Aplicativos’, ‘Locais’ e ‘Sistema’ à barra superior.
O novo layout troca o applet de menu do estoque pelo Brisk Menu.
O Brisk Menu é mais magro, elegante e pesquisável. Também tem um grande benefício: os usuários do Ubuntu MATE podem tocar a tecla Super/Windows para abrir instantaneamente o menu do aplicativo e procurar aplicativos, como em praticamente todas as outras mídias modernas, seja Linux ou não!
Naturalmente, nem todos estão satisfeitos com a mudança do applet de menu, e isso é justo: muita gente muda para o Ubuntu MATE porque ele é inspirado no desktop do GNOME 2, que eles conhecem e (ainda) amam. Para esses, mudar isso sai um pouco desse modelo.
A maioria dos novos usuários do Ubuntu MATE provavelmente estará mais familiarizado com as modernas experiências e convenções de desktop (como um menu de aplicativos que eles podem pesquisar),
Apesar disso, a distro tenta atender a todos os seus usuários. Para isso, qualquer pessoa que não goste do novo layout de desktop “familiar” do Ubuntu MATE 18.04 LTS pode habilitar o estilo ‘tradicional’ com alguns cliques.
Para mais detalhes sobre essa novidade, leia o artigo abaixo:
Ubuntu MATE 18.04 LTS usará um novo layout padrão chamado “Familiar”
Vem com MATE Desktop 1.203>
O Ubuntu MATE 18.04 LTS usa a versão mais recente do seu ambinte padrão, MATE Desktop 1.20, que foi lançado em fevereiro.
MATE Desktop 1.20 introduz mais polonês e melhorias no ambiente de trabalho, inclui uma série de melhorias importantes em relação a versões anteriores, incluindo:
- Suporte HiDPI (incluindo detecção e dimensionamento dinâmico;
- Tile de janela;
- Aceleração de hardware no gerenciador de janelas Marco (onde é suportado).
Outras mudanças incluem
- Suporte aprimorado para itens de notificadores de status (SNI);
- MATE Terminal suporta imagens de plano de fundo;
- Versão aprimorada do visualizador de documentos Atril;
- Suporte para emoji coloridos.
Um refúgio para usuários do Unity3>
O Ubuntu MATE 18.04 LTS quer oferecer refúgio aos devotos de desktop Unity que adoram o fluxo de trabalho, mas que desejam usar algo suportado.
O layout Munity oferece uma experiência de desktop Unity completa com menu global, HUD, e estilo de tela cheia “Dash”, usando o Brisk. Isso inclui também controles de janela integrados no painel quando os aplicativos são maximizados!
Vem com um MATE Tweak melhorado3>
O MATE Tweak é um utilitário indispensável. Para esse lançamento LTS, ele traz alguns recursos novos, incluindo toggles (chaveadores) HiDPI para permitir alternar entre a detecção automática, a escala regular e o dimensionamento forçado. Além disso, nessa versão as trocas de layout agora também estão mais robustas.
Conlusão3>
Apesar de ser um dos mais recentes derivados oficiais do sistema da Canonical, o Ubuntu MATE já é bastante estável e está sempre em evolução. O Ubuntu MATE 18.04 LTS promete ser uma prova disso.
O Ubuntu 18.04 promete muitas coisas boas, novas e que serão significativas para seus usuários. E como esta é uma versão LTS, abrirá caminho para outros sistemas operacionais baseados no Ubuntu (como o Ubuntu MATE) para começar a preparar novas atualizações.
Confira as principais novidades do futuro Ubuntu 18.04 LTS
O Ubuntu está evoluindo, e agora que ele já é um beta, você pode testá-lo para ajudar no desenvolvimento do sistema. Para isso, use os links disponíveis nesse artigo:
Ubuntu 18.04 LTS beta lançado – Confira as novidades e baixe
Se preferir aguardar pelo lançamento oficial, fique de olho nesse artigo que ele continuará sendo atualizado, a medida que novos recursos forem divulgados.
Conheça melhor o Ubuntu MATE
Para saber mais sobre o Ubuntu MATE, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Confira as principais novidades do futuro Ubuntu MATE 18.04 LTS
- Ubuntu iniciará mais rápido, graças à compressão LZ4
- NetBSD 7.1.2 lançado – Confira as novidades e baixe