Uri Herrera, desenvolvedor do Nitrux, anunciou a disponibilidade geral do Nitrux 1.3.0. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Nitrux é um sistema operacional de código aberto, baseado no kernel do Linux, no ambiente de desktop KDE Plasma 5, nas mais recentes tecnologias Qt, bem como no Nomad Desktop, que é baseado no KDE Plasma.
O Nitrux é adequado tanto para usuários de laptop quanto para desktops, suporta apenas sistemas de 64 bits e é fácil de usar por qualquer pessoa para qualquer coisa que faria com qualquer outro sistema operacional de computador como Windows ou Mac, apenas sem vírus.
Agora, Uri Herrera, desenvolvedor do Nitrux, anunciou a disponibilidade geral do Nitrux 1.3.0, uma nova atualização mensal de manutenção para esta distribuição Linux baseada no Ubuntu.
Novidades do Nitrux 1.3.0
Como esperado, o Nitrux 1.3.0 está aqui um mês após o lançamento do Nitrux 1.2.9 e apresenta atualizações para vários pacotes, começando com o kernel do Linux, que foi atualizado para a versão 5.6.0-1017 e continuando com as atualizações mais recentes do editor de gráficos SVG do Inkscape 1.0 e navegador web Mozilla Firefox 77.0.1.
Mas o mais importante nesta versão é o fato de o ambiente de desktop padrão ter sofrido uma grande atualização.
O Nitrux 1.3.0 agora vem com a mais recente área de trabalho do KDE Plasma 5.19.2, acompanhada pelos pacotes de software de código-fonte aberto KDE Applications 20.04.2 e KDE Frameworks 5.71.0.
Também está incluído o driver gráfico proprietário mais recente da Nvidia 440.100 para quem usa o Nitrux em um computador com uma GPU Nvidia.
Esta versão suporta a Nvidia GeForce GTX 1650 Ti, GeForce GTX 1650 Ti com Max-Q Design, GeForce RTX 2060 com Max-Q Design e Quadro T1000 com Max-Q Design.
Entre outras alterações, o Nitrux 1.3.0 vem com um tema GTK atualizado que agora combina mais com o tema Kvantum e o esquema de cores do Plasma, além de um tema do SDDM atualizado e a tela de splash e bloqueio do Plasma para corresponder à paleta do esquema de cores do Plasma.
Além disso, a fonte padrão do sistema foi alterada de Chivo para Fira Sans para fornecer aos usuários uma aparência mais moderna e maior legibilidade.
A seleção de papel de parede padrão também foi atualizada e agora existe um novo papel de parede padrão chamado Opal, juntamente com um plug-in de papel de parede Dia/Noite que simula a transição de cores do plano de fundo.
Por fim, mas não menos importante, esta versão vem com uma nova versão do utilitário de linha de comando appimage-cli-tool chamado appimage-manager, escrito em Go e Wine como AppImage.
Obviamente, todos os patches de segurança e atualizações de software do Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) também foram incluídos.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Nitrux 1.3.0
A imagem ISO do Nitrux 1.3.0 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux