A equipe do projeto KDE anunciou que em breve será possível ter Night Light no KDE Plasma nativamente. Confira os detalhes dessa novidade.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
- Como instalar o editor de imagens Glimpse no Linux via Snap
- Como instalar o conversor de imagens XnConvert no Linux via Flatpak
- Como instalar o visualizador de imagens Pixyne no Linux via Flatpak
- Como instalar o suporte a imagens HEIF e AVIF no Ubuntu e derivados
- Como instalar o conversor de imagens Lenna no Linux via Snap
Normalmente, para ter um Night Light no KDE Plasma é preciso usar aplicativos de terceiros. Mas se tudo correr como planejado, logo teremos um recurso “filtro de luz azul” incorporado ao desktop KDE Plasma.
Acontece que os desenvolvedores estão trabalhando na adição de recursos de correção de cores ao KWin (o gerenciador/compositor de janelas do KDE) em Wayland.
Possivelmente, o KDE Plasma 5.11 (planejado para setembro) já venha com o recurso, desde que este funcione como pretendido e que não apareçam novos erros.
Night Light no KDE Plasma porque é importante
Na prática, o recurso Night Light (cor noturna) é um redutor de luz azul, que alterará automaticamente a temperatura de cor com base em sua localização . À medida que o sol se põe à noite, a quantidade de “azul” emitida é reduzida e, em seguida, aumenta novamente durante o dia quando o sol nasce.
Muitas pessoas ajustam a temperatura da tela com um aplicativo de filtro de luz azul como uma forma de reduzir a tensão ocular e evitar a fadiga visual. Mas há outros supostos benefícios atribuídos a uma redução na quantidade de luz azul emitida por telas de computador.
Em teoria, a luz azul das telas engana nossos cérebros, fazendo-o pensar que ainda é dia, o que por sua vez afeta nosso ritmo circadiano (também conhecido como relógio interno/relógio biológico), que por sua vez, impacta em nossa disposição diária.
Alguns estudos mostram que a produção de melatonina (um hormônio que regula o sono e a vigília) é afetada negativamente pela exposição prolongada à luz azul.
Enquanto o recurso Night Light não chega ao KDE Plasma, você pode cuidar melhor dos seus olhos usando uma das opções abaixo:
Como instalar a versão mais recente do Redshift no Linux
Como instalar f.lux no Ubuntu para cuidar dos olhos
Adicionalmente, utilize esse outro programa para fazer exercícios que preservarão a boa saúde de seus olhos:
Cansaço ocular ao trabalhar em frente ao PC? SafeEyes protege você