NetworkManager 1.42.8 lançado com suporte para PPP 2.5, e mais

E foi lançado o NetworkManager 1.42.8 com suporte para PPP 2.5, e mais. Confira as novidades e veja como instalar esse utilitário.

NetworkManager é um utilitário de software para simplificar o uso de redes de computadores no Linux e em outros sistemas operacionais baseados em Unix.

Esse utilitário adota uma abordagem oportunista para a seleção de rede, tentando usar a melhor conexão disponível quando ocorrem interrupções ou quando o usuário se move entre redes sem fio.

Prefere conexões Ethernet através de redes sem fio “conhecidas”. O usuário é solicitado a fornecer senhas WEP ou WPA, conforme necessário.
 
O NetworkManager possui dois componentes:

  • Um serviço que gerencia conexões e altera relatórios na rede.
  • Um aplicativo de desktop gráfico que permite ao usuário manipular conexões de rede. O miniaplicativo nmcli fornece funcionalidade semelhante na linha de comando.

Por outro lado, os plugins para suportar VPN, OpenConnect, PPTP, OpenVPN e OpenSWAN são desenvolvidos como parte de seus próprios ciclos de desenvolvimento.

Agora, o NetworkManager, o popular gerenciador de conexões de rede usado pela maioria das distribuições GNU/Linux modernas, foi atualizado para a versão 1.42.8, a mais nova série estável que traz novos recursos e aprimoramentos.

Novidades do NetworkManager 1.42.8

NetworkManager 1.42.8 lançado com suporte para PPP 2.5, e mais
NetworkManager 1.42.8 lançado com suporte para PPP 2.5, e mais

Nesta atualização, que vem um pouco mais de dois meses após a versão 1.42.6, que provavelmente a maioria de vocês já instalou em suas distribuições GNU/Linux, você encontrará suporte para o mais recente daemon PPP 2.5.0 que implementa o Point-to-Point Protocol (PPP) para fornecer conexões de Internet em linhas seriais e tipos semelhantes de links PPP.

Além disso, o NetworkManager 1.42.8 está aqui para implementar a prioridade de porta de suporte para vinculação e a capacidade de desbloquear automaticamente a conexão automática de perfis durante a reaplicação.

Vários problemas também foram corrigidos nesta versão para melhorar as regras NFT para ligação balance-slb, resolver uma regressão ao lidar com o PKEY_ID para perfis Infiniband no formato ifcfg-rh e corrigir uma condição de corrida no comando nm-cloud-setup que causou configuração parcial e perda de conectividade com várias interfaces.

Para completar, o NetworkManager 1.42.8 parece resolver vários bugs relacionados a Wi-Fi Direct (P2P) e conexões IPv6LL e remove o suporte para tocar na variável net.ipv6.conf.$IFACE.forwarding, a menos que seja explicitamente necessário para o compartilhamento IPv6.

Desde o lançamento do NetworkManager 1.42 em fevereiro de 2023, o gerenciador de conexões de rede amplamente usado recebeu suporte para EC2 IMDSv2 em nm-cloud-setup, a capacidade de configurar sinalizadores de túnel para perfis de conexão ip6gre e ip6gretap, suporte para a opção no-aaaa em resolv.conf e funcionalidade de ponto de acesso Wi-Fi aprimorada.

Além disso, ele recebeu uma nova configuração ipv[46].replace-local-rule para controlar se a regra de rota local gerada automaticamente deve ser removida, informações de concessão DHCPv6 IAID, melhorias na documentação e várias correções de bugs.

Para saber mais sobre essa versão do NetworkManager, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o NetworkManager

Se você deseja obter esta versão, deve copilar o NetworkManager a partir do seu código-fonte.

Se compilar software a partir de fontes não é sua praia, você terá que esperar a nova versão do NetworkManager chegar aos repositórios estáveis da sua distro.

No caso do Ubuntu e derivados, se você quiser, é aguardar a disponibilização da nova atualização nos canais oficiais, você pode verificar se a atualização já está disponível neste endereço.

No momento em que isso acontece, você pode atualizar sua lista de pacotes e repositórios em seu sistema com a ajuda dos seguintes comandos:

sudo apt update
sudo apt upgrade -y
sudo apt install network-manager -y

Deixe um comentário

Sair da versão mobile