NetworkManager 1.14 lançado oficialmente – Confira as novidades

Depois do lançamento de um release candidate na semana passada, foi lançado oficialmente o NetworkManager 1.14. Confira as novidades dessa atualização.


O NetworkManager é um programa que fornece a detecção e configuração automática de redes para computadores em sistemas Linux. Ele foi originalmente desenvolvido pela Red Hat e agora, é hospedado no projeto GNOME.
NetworkManager 1.14 lançado oficialmente – Confira as novidades

O NetworkManager foi o primeiro entre os principais componentes para Área de trabalho a utilizar D-Bus e HAL. Entretanto, desde Junho de 2009 o NetworkManager não depende mais do HAL.

As funcionalidades que o NetworkManager oferecesão úteis para redes sem fio e cabeadas. Nas redes sem fio, o NetworkManager terá preferência pelas redes que já conhece, e possui a habilidade para trocar para a rede mais confiável sempre que disponível.

As aplicações preparadas para o NetworkManager podem trocar do modo online para o offline.

O NetworkManager tem preferência pelas redes cabeadas em detrimento das wireless, e possui suporte a certos tipos de VPN.

Novidades do NetworkManager 1.14

O NetworkManager 1.14 agora está oficialmente disponível como o mais recente lançamento de recurso para este componente de software de rede Linux.

A versão 1.14 do NetworkManager é muito importante e inclui suporte à configuração LLMNR (Resolução de Nome de Multicast Local Link-Link), suporte de dispositivo de rede sem fio pessoal de baixo consumo IEEE 804.15.4/6LoWPAN, suporte a descarga Ethtool, agora pode detectar interfaces WireGuard e dispositivos de rede SR-IOV agora podem ser configurados, entre outras correções e melhorias.

O NetworkManager 1.14 está disponível através do GitHub e de outras fontes, enquanto o NetworkManager 1.15 é agora a nova versão de desenvolvimento.

Entretanto, para ter essa versão no seu sistema, você deve aguardar que ele apareça nas atualizações dele, pois este é um componente que faz parte da maioria das distribuições Linux, e está atrelado a diversos aspectos de conectividade destas.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile