O desenvolvedor do Neptune Linux, Leszek Lesner, anunciou o lançamento do Neptune 5.5. Confira todas as novidades e veja onde baixar.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
Neptune é uma distro Linux para desktops que é baseada no ramo estável do Debian, exceto por um kernel mais novo e alguns drivers e versões mais recentes de aplicativos populares, como o LibreOffice.
Neptune também é fornecido com a versão mais recente da área de trabalho do KDE. Os principais objetivos da distribuição são fornecer uma área de trabalho de uso geral de boa aparência com reprodução multimídia pré-configurada e oferecer um instalador USB fácil de usar com uma opção de persistência.
Baixe e experimente o Neptune 5.5
Neptune 5.5 é uma atualização incremental para a série do sistema operacional Neptune Linux 5 que traz as mais recentes tecnologias e atualizações de software.
Essa atualização cheg a apenas um mês após o lançamento do Neptune 5.4 que introduziu um novo tema escuro e atualizou vários componentes.
Neptune 5.5 trava a versão do kernel para o kernel do Linux 4.17.8 e atualiza a pilha de gráficos para o Mesa 18.1.6, AMDGPU DDX 18.0.1, Nouveau DDX 1.0.15 e ATI/Radeon DDX 18.0.1.
No anúncio, Leszek Lesner disse o seguinte:
“Esta atualização representa o estado atual do Neptune 5 e renova o arquivo ISO, então se você instalar o Neptune você não precisa baixar toneladas de atualizações. Nesta atualização melhoramos ainda mais o suporte ao hardware, fornecendo o Linux Kernel 4.17.8 com drivers aprimorados e correções de erros.”
O lançamento do Neptune 5.5 também traz a mais recente atualização de firmware de microcódigo da Intel que corrige algumas das mais recentes vulnerabilidades de segurança (CVE-2018-3639 e CVE-2018-3640).
Junto com essa correção, vem também o recém lançado pacote de escritório do LibreOffice 6.1 e o navegador da Web Chromium 68 com um reprodutor redesenhado e reprodução de áudio e vídeo HTML5 melhorada, e o framework multimídia FFMpeg 3.2.12.
Além disso, o Neptune 5.5 vem com um ambiente de desktop KDE Plasma atualizado, baseado na sexta atualização de manutenção da série KDE Plasma 5.12, suportada por longo prazo, o KDE Plasma 5.12.6, juntamente com o mais recente KDE Applications 18.08 e alguns backports do frameworks do KDE 5.49.0, já que ele ainda está usando a antiga Qt 5.7.
Para mais detalhes sobre essa versão, leia a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Neptune 5.5
Todos os usuários que executam a série do sistema operacional Neptune 5 em seus computadores pessoais, podem atualizar suas instalações para a versão Neptune 5.5 executando uma atualização de software normal por meio do gerenciador de pacotes gráfico Plasma Discover ou via linha de comando e, em seguida, reinicializar.
Mas, para novas implantações, você pode fazer baixar da imagem ISO do Neptune 5.5 acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Conheça melhor o openSUSE Leap e experimente essa distro
- Canonical Lançou uma Nova Atualização de Segurança de Microcódigo Intel
- Neptune 5.5 lançado – Confira as novidades e veja onde baixar
- Patch do Debian Está Causando Falhas de Inicialização em Sistemas ARM
- O Ubuntu 18.10 será lançado com versão mais antiga do Nautilus
- Lançado Kali Linux 2018.3 com uma nova ferramenta para o iOS
- Lançado Telegram 1.3.13 com exportação de bate-papo e novo tema noturno
- Tails 3.9 com suporte a TrueCrypt e VeraCrypt chegará em 5 de setembro