E foi o lançado Neofetch 7 com suporte para mais sistemas e Wayland, e outros recursos. Confira as novidades desse lançamento e veja como instalar.
Neofetch é uma ferramenta desenvolvida para criar protetores de tela de console que mostram informações sobre o sistema, hardware e software.
O Neofetch é escrito em Bash e, por padrão, o programa exibe o logotipo do sistema operacional, que pode ser substituído por uma imagem arbitrária (para terminais que suportam exibição de imagem) ou uma imagem ASCII.
Isso nos permite obter informações básicas sobre o sistema instalado. Para obter informações mais completas, é necessário usar programas mais completos.
As informações que o Neofetch mostra são feitas na abertura de um terminal no seu sistema, com ele o logotipo do seu sistema operacional ou um arquivo ascii é exibido no caso de a saída de informações ser personalizada.
O principal objetivo do Neofetch e para o qual ele foi desenvolvido é para ser usado com capturas de tela. Basicamente, para mostrar a outros usuários qual sistema operacional / distribuição você usa.
Assim, de relance, outro usuário pode ver facilmente a resolução do computador, o papel de parede que você usa, o tema da área de trabalho, os ícones e outras informações interessantes.
O utilitário suporta cerca de 150 sistemas operacionais, do Linux e Windows ao Minix, AIX e Haiku. O programa é escrito em Bash e é distribuído sob a licença MIT.
Novidades do Neofetch 7
A nova versão do Neofetch 7.0 menciona que a limpeza de código foi iniciada, a fim de introduzir um novo estilo de código e uma melhor experiência de shell.
Além de adicionar mais logotipos pequenos, alguns problemas foram resolvidos nas resoluções de tela detectadas ao fazer alterações na janela.
Quanto aos novos sistemas que receberam suporte para a ferramenta, é mencionado que é adicionado suporte para as distribuições Proxmox VE, BlackArch, Netuno, Obarun, Drauger OS, macOS Catalina, ArchStrike, Cucumber Linux, EuroLinux, Cleanjaro, Septor Linux, Carbs Linux. , EndeavorOS e T2.
Observe também que o suporte para a área de trabalho Regolith foi adicionado e que a composição inclui uma seleção de logotipos compactos.
A definição da operação dos gerenciadores de janelas KWin (KDE) e Mutter (GNOME) usando o protocolo Wayland é fornecida. Adicionado a visualização da versão da área de trabalho.
Suporte para melhorias de plasma, openBox e multimonitor foram aprimorados.
Por fim, outra novidade que acompanha esta nova versão é que foi adicionado suporte ao formato Appimage do aplicativo.
Para saber mais sobre essa versão do Neofetch, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Neofetch 7
Para instalar a versão mais recente do Neofetch nas principais distribuições Linux, bast usar a central de programas do sistema.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap